BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Endonuclease da Saliva de Lutzomyia longipalplis aumenta a Sobrevivência de Leishmania em Neutrófilos




                      Imunodetecção de NETs por microscopia confocal e microscopia eletrônica.
                              Fonte: Brinkmann et al., 2004. Science.

Neutrófilos são células que participam da primeira linha de defesa contra infecções e que formam estruturas extracelulares denominadas NETs (do inglês "neutrophil extracelular traps"), capazes de eliminar Leishmania. O artigo publicado recentemente pela pesquisadora brasileira Andrezza Chagas do Laboratory of Malaria and Vector Research no NIH e que conta com a participação de outros pesquisadores brasileiros identificou que a Lundep, endonuclease presente na saliva de Lutzomyia longipalpis, é uma molécula capaz de destruir NETs. A enzima hidrolisa tanto DNA de fita dupla quanto de fita simples.

Os dados mostraram ainda que o bloqueio da formação de NETs induzidas pelo parasito ocorria após tratamento com Lundep recombinante e aumentava a sobrevivência da Leishmania em neutrófilos. Estudos in vivo mostraram que a co-injeção de Lundep com promastigotas metacíclicas de Leishmania major aumentava significativamente a infecção em camundongos em comparação com a injeção apenas de PBS ou Lundep em sua forma inativa.

Os autores sugerem que durante os eventos iniciais pós-inoculação, a enzima Lundep afeta o sistema inato do hospedeiro, principalmente pela destruição de NETs, permitindo que a Leishmania evada a resposta imune do hospedeiro, o que auxilia o parasito no estabelecimento da infecção. Mais uma vez, dados da literatura reforçam a relevância de compostos salivares do vetor na transmissão de Leishmania e na resposta imune frente à infecção e o seu potencial uso como componente de formulações vacinais anti-Leishmania.


Referências
Chagas AC, Oliveira F, Debrabant A, Valenzuela JG, Ribeiro JM, Calvo E. Lundep, a Sand Fly Salivary Endonuclease Increases Leishmania Parasite Survival in Neutrophils and Inhibits XIIa Contact Activation in Human Plasma. PLoS Pathog. 2014 Feb 6;10(2):e1003923. doi: 10.1371/journal.ppat.1003923.

Brinkmann V, Reichard U, Goosmann C, Fauler B, Uhlemann Y, Weiss DS, Weinrauch Y, Zychlinsky A. Neutrophil extracellular traps kill bacteria. Science. 2004 Mar 5;303(5663):1532-5.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: