BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dicas básicas para elaborar relatórios e teses sem irritar seu orientador, seu assessor e a banca da sua tese


Frequentemente os estudantes enviam documentos (relatórios, dissertações, teses, resumos de congresso, etc.) para seus orientadores corrigirem. Muitas vezes o pobre corrige tudo; sofre, reclama (geralmente consigo mesmo) mas acaba corrigindo tudo. Pior é quando ele corrige com pressa e o documento segue com alguns erros... ai quem acaba reclamando é o assessor (da agência de fomento), o membro da banca, etc.

Pensando nisso, e tendo em mente que muitos dos erros são comuns (e são inerentes ao processo de aprendizado) eu preparei algumas dicas para evitar a irritação do orientador, assessor e o membro da banca.
Espero que seja útil!

 
Dicas para elaborar relatórios e teses sem irritar seu orientador,
seu assessor e a banca da sua tese.

• Use uma linguagem formal! A academia é muito mais conservadora do que os colegas do facebook.
• Evite termos coloquiais como “o próximo passo”... Procure usar: “a seguir”,“posteriormente”...
• Importante:  Evite gerúndio. “sendo importante” “vem sendo descrito”… em textos científicos use o passado ou o presente: “Foi descrito”, “é importante”...
• Evite frases longas, Saramago é muito bom nisso (frases longas separadas por virgula), mas não escreve linguagem cientifica. A linguagem cientifica tem que ser muito precisa, clara e sem nenhuma ambiguidade. Para isso frases curtas são essenciais.
Paragrafo. Digite “enter” e passe para o próximo paragrafo somente quando for mudar de assuntou ou mudar a linha de raciocínio. Evite parágrafos curtos demais, evite digitar “enter” só porque você cansou de escrever e quer uma saidinha para tomar um copo d’água.

• Legendas. Geralmente, a primeira frase da legenda descreve o resultado. Por exemplo, “Macrófagos deficientes em NLRC4 são susceptíveis à infeção por L. pneumophila”. A segunda frase descreve brevemente como o experimento foi feito e o que os símbolos significam (nessa parte também é bom definir abreviações usadas nas figuras): “Macrófagos derivados de medula óssea (BMDM) obtidos a partir de camundongos Nlrc4-/- (círculos fechados), ou de animais C57BL/6 (círculos abertos), foram infectados com L. pneumophila selvagem (cepa JR32) e cultivados por 24, 48 e 72 horas para determinação do número de UFC (Unidades formadoras de colônia)”. Depois você descreve as estatísticas: * indica ... Finalmente (isso é muito importante), mencione o número de wells (ou animais) utilizados no experimento e quantos experimentos foram feitos: “O experimento foi realizado em triplicata e representa um experimento representativo de outros 4 realizados” 

OBS. Legendas são muito importantes. Se tem uma coisa que seu assessor, ou o membro da sua banca, vai ler com certeza é a legenda das figuras. Capriche nisso pois legendas mal feitas irritam o pobre coitado.


Nomes científicos em Itálico: Leishmania amazonensis. Somente a primeira letra do nome do gênero em maiúscula. Na primeira vez que for se referir a espécie pode listar nome do gênero: Leishmania amazonensis, nas outras só L. amazonensis.

 • Nome de proteína: Naip5  (primeira maiúscula somente, sem itálico)
• Nome de gene: naip5 (todas minúsculas em itálico)
• Geralmente usa-se itálico também para in vitro, in vivo e ex vivo, etc.

Outras dicas importantes:
• Passe um corretor ortográfico, já vem no próprio programa e não custa nada...
Releia tudo que você escreveu com calma... se for possível “engavete” seu texto por uns dias e releia-o.  Vai ver que você mesmo pode corrigir um monte de coisas nele. Poupe o pobre do seu orientador.
Citações: Procure citar sempre os artigos originais, os primeiros a serem publicados. Evite revisões, dê o credito aos autores que demonstraram a observação original.  IMPORTANTE: use programas como Endnote ou Reference manager. Em plena era digital, é uma loucura fazer isso manualmente.
• Nunca ache que você pode entregar “qualquer coisa” para o seu orientador porque ele vai corrigir de qualquer forma. Se você foi aceito(a) no lab é porque seu orientador sabe do seu potencial. Portanto, entregue o melhor que você puder.
• Ultimo e mais importante, evite entregar para o seu orientador no sábado a noite. Ele também é humano e também tem direito a descansar no domingo. Inicie uma semana antes, assim você entrega lá pela quarta feira e ele vai ficar muito feliz.

Comente com o Facebook :

6 comentários:

  1. Excelente texto!
    Dá pra seguir mesmo como regras práticas.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bem legal, mas estava lembrando que dependendo da espécie muda um pouco o formato para nomenclatura de genes e proteínas. Sei que não é a fonte mais confiável, mas está aqui resumido:
    en.wikipedia.org/wiki/Gene_nomenclature#Vertebrate_gene_and_protein_symbol_conventions

    ResponderExcluir
  3. Eu adicionaria: não faça do seu trabalho uma colcha de retalhos. Esqueça o CTRL-C / CTRL-V e produza um texto novo, a partir do que você aprendeu da leitura do artigo, livro, etc.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: