BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 12 de maio de 2014

VII Simpósio Sul de Imunologia bombando


No inicio de abril realizamos aqui em Porto Alegre, na PUCRS, o VII Simpósio Sul de Imunologia. Mais uma vez, reunimos a galera do Sul de Imunologia, que cresce cada vez mais, para este evento que é ao mesmo tempo cientifico e formativo,  favorecendo a cada ano os estudantes da cidade em que é realizado  - fazemos rodízio em cidades do Sul do pais. O evento tem uma estrutura totalmente focada nos estudantes, sendo extremamente informal sem descuidar da qualidade dos trabalhos apresentados, tanto pelos organizadores como convidados.

Helton Santiago veio da UFMG para abrir os trabalhos, explicando a origem da hipótese da higiene, como no fim ela não se verificou para as alergias mas apontou um caminho novo no tratamento de autoimunidade. Waldiceu Verri, da UEL, nos trouxe seus últimos resultados com IL-33, dor e inflamação. Daniel Mucida fez a longa viagem desde a Rockefeller University até o Sul, para duas conferencias. Uma sobre seus linfócitos duplo positivos no intestino, e outra, montando uma mesa redonda com Dario Zamboni da USP e Andre Bafica da UFSC , falando para os estudantes sobre diferenças em pesquisa aqui e nos EUA. A garotada amou.

Falando nisso, tivemos um numero recorde de posters na historia dos encontros do sul - 70 trabalhos! Para 150 inscritos. Esse crescimento que vem já de alguns anos gerou uma proposta entre os grupos de imunologia do RS, SC e Paraná de criar um Programa de Pós-Graduação em Imunologia, itinerante, em que os alunos do Sul possam receber formação especializada na área  - e saiam com o titulo de doutores em imunologia. Esta proposta esta sendo levada à SBI e à CAPES, pelos pesquisadores do Sul.

Essa massa critica que se formou como fruto da nossa interação de anos é composta não apenas por pesquisadores, mas também por centenas alunos que são atraídos pelos frutos dessas pesquisas e eventos que promovemos.  A sessão  Imunologia do Amanhã, que mostrou alguns trabalhos selecionados para apresentação oral, e as mesas tutoriais, em que os pesquisadores se dividiam por assuntos para conhecer os trabalhos e duvidas dos alunos, foram pontos altos de entrosamento entre alunos e convidados.

Fechamos o evento com as palestras de Silvia Boscardin, da USP,  que há anos já desenvolve um lindo trabalho com direcionamento de antígenos para células dendriticas, e de Robson Coutinho, nos falando da importância dos receptores purinergicos na resposta Imune. E encerramos com fecho de ouro, ouvindo a ultima sensacional descoberta do grupo do Dario Zamboni. 

Parabéns a todos, especialmente ao Thiago Borges e Rafael Zanin, que se desdobraram na organização desta edição do evento, e já estamos animados para a próxima, em 2015, a ser realizada pelo pessoal de Londrina.

Comente com o Facebook :

8 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa moçada, e pela continuidade do trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Pessoal de POA (Thiago, Rafael, Barbará, Ana Paula, Cris, Moisés, ...)
    Ótimo evento e discussões!!! Vamos agora em busca da pós-graduação em Imunologia.
    Abcs
    Juliano Bordignon
    ICC/Fiocruz

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo bom nível e regularidade nos Simpósios.
    Fiquei muito interessado na proposta de PG. Seria interessante um post com maiores detalhes da proposta. Precisamos mesmo aproveitar as oportunidades atuais para oferecer cursos que reunam competências espalhadas em diferentes locais.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. A regularidade do Simpósio Sul de Imunologia (SSI), estimula estudantes e pesquisadores a cada ano, passando por Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em função dos inumeros elogios recebidos pelos simposiastas, principalmente quanto à escolha dos temas e dos palestrantes em um formato mais voltado para o estudante de graduação e de pós-graduação, resolvemos nos aventurar no projeto para o VIII SSI 2015 na cidade de Londrina, no Paraná. Certamente a discussão da proposta de uma PG em Imunologia no Sul deverá ocupar um espaço especial no evento. Estamos trabalhando na elaboração de um formato para o SSI mais ousado ainda com surpresas aos participantes.
    Nos vemos em Londrina em abril de 2015!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pela presença! Sou suspeito para dizer, mas estava muito bom.
    E obrigado Cris pela oportunidade e confiança.
    Rafael Zanin

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a comissão discente e ao "core" de docentes que estão sempre envolvidos com o Imuno Sul. Parabéns pela regularidade dos eventos e por ter gerado esse clima de empolgação e entusiasmo. Pelo engajamento e empolgação dos estudantes dá para prever que a Imunologia no Sul vai frutificar ainda mais.

    ResponderExcluir
  7. Caros - e Barral: estamos discutindo um formato de PPG para propor para a CAPES. Logo que tivermos algo mais amarradinho, postaremos! Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  8. Como ex-aluno da UEL (Londrina), reforço a importância e necessidade de uma pós-graduação em Imunologia no sul. A região acaba perdendo futuros imunologistas para outros estados justamente pela falta de um programa especializado.
    Parabéns pelo evento!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: