BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 27 de dezembro de 2015

Caspase-11 requer panexina-1 e o receptor P2X7 para mediar piroptose e choque endotóxico




É classicamente descrito que o inflamassoma não canônico induzido pela presença intracelular de lipopolissacarídeo (LPS) é importante em promover piroptose e choque endotóxico de maneira dependente de caspase-11, mas os mecanismos envolvidos nesse processo ainda não haviam sido caracterizados. Dahai Yang e colaboradores demonstraram em trabalho recentemente publicado na revista “immunity” que o canal de panexina-1 e o receptor purinérgico P2X7 estão estritamente relacionados nesse contexto.
O mecanismo descrito pelos autores demonstra que o estímulo intracelular desencadeado por LPS é capaz de ativar caspase-11 com consequente clivagem de panexina-1, que conduz a liberação de ATP, que por sua vez ativa o receptor P2X7, importante na indução de citotoxicidade. A ausência de Panexina-1 ou P2X7 foi capaz de inibir a formação de piroptose induzida por LPS citosólico.
Camundongos wild-type submetidos a dois desafios (LPS+LPS) ou (Poly IC+ LPS) sucumbiram em até 30 horas após o segundo desafio, ao passo que animais deficientes para caspase-11, panexina-1 e P2X7 permaneceram resistentes ao choque endotóxico, indicando que a ativação de caspase-11 por LPS in vivo induz rápida mortalidade de maneira dependente de panexina-1 e P2X7. Esse estudo sugere que o bloqueio de panexina-1 e P2X7 pode desempenhar papel benéfico em casos de sepse desencadeada por bactérias gram-negativas.


Referência: Dahai Yang, Yuan He, Raul Munoz-Planillo, Qin Liu, and Gabriel Nunez. Caspase-11 Requires the Pannexin-1 Channel and the Purinergic P2X7 Pore to Mediate Pyroptosis and Endotoxic Shock. Immunity. 2015 Nov 17;43 (5):923-32. doi: 10.1016/j.immuni.2015.10.009. Epub 2015 Nov 10.


Post de Pedro Alexandre Sampaio Oliveira (mestrando FMRP/USP-IBA)


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: