BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Publicar é importante, mas não na seção de Retractions

Ao ler o artigo cujo título está acima, o amigo George dos Reis parece ter identificado mais uma promissora área de especialização dos advogados: consultoria e defesa de cientistas contra acusações de fraude e solicitações de retratações (retraction) de artigos científicos. Veja um trecho:

"After steadfastly defending her work against accusations of falsified data and an official misconduct ruling, the lead author on two controversial stem cell papers published this year in Nature has reportedly agreed to retract one of them. Earlier today, Japanese media began reporting that stem cell researcher Haruko Obokata of the RIKEN Center for Developmental Biology in Kobe, Japan, is willing to retract a paper concluding that so-called STAP stem cells can form a wide variety of tissues, but does not intend to retract the paper describing how to make those stem cells.” (veja o artigo completo no Science Insider aqui).
e fez o seguinte comentário:

"Ainda a respeito da matéria de cientistas terem advogado ... na verdade, eu estou mesmo é chocado com a quantidade de denúncias de fraude e retratações que estão acontecendo... agora parece epidemia ... há duas semanas atrás eu recebi um e-mail de um colega mostrando que num único número da revista Mol Cell, havia 3 notícias de retiradas de artigo, reunidos numa "nova" seção da revista chamada "retractions" (em duas destas retractions, o autor principal acusa um grupo inteiro de pesquisadores de um instituto, que fazia um tipo de analise molecular para eles, de fraudes sistemáticas por tempo longo. .uma mafia), na semana passada, mais 3, e agora esta. Acho que precisamos olhar com cuidado para o que esta acontecendo, pode ser que estas noticias se tornem alvo da imprensa comum e a ciência acabe perdendo o respeito da opinião publica ... parece ser fruto de uma desvirtuação do sentido da pratica da ciência."

Vejam que as “retractions"têm sido bastante lidas (espero que não contem para calcular o Fator de Impacto da revista).


Além de concordar com ele, precisamos tomar medidas sérias para coibir isto, mas também adotar medidas preventivas. É preciso mudar a cultura do meio científico para devolver a ciência para a busca do conhecimento da natureza e não esta competição desenfreada por um reconhecimento fugaz. 

O tema de retratação de artigos já foi tópico de discussão no SBlogI, assim como em vários outros blogs. No caso do SBlogI, alguns dos tópicos discutidos desde 2011, estão abaixo.

Jan 13, 2011
A cada dia que passa parece que o número de artigos que sofre retratação (retraction) aumenta. Fiquei impressionada com o acontecimento ocorrido no volume 79, da revista Infection and Immunity de 2011: 5 artigos de um ...

Sep 04, 2011
O Wall Street Journal public um artigo sobre o crescente número de trabalhos retirados (retracted): Mistakes in Scientific Studies Surge (aqui, mas somente para assinantes). O MinnPost.com publicou um comentário ...

Jan 30, 2013
5 Murat Çokol, Fatih Ozbay e Raul Rodriguez-Esteban, “Retraction rates are on the rise” [Taxas de retração estão em ascensão], EMBO Reports, 2008. 6 Ler Isabelle Bruno, “Pourquoi les droits d'inscription universitaires ...

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Prezado Barral, acho que se o autor concluir que o trabalho está errado, o melhor é retratar e se desculpar. Não é o ideal, mas é melhor que as outras opções. Por exemplo, os japoneses (como nos exemplos do blog) aparecem com frequência nas retratações e outros, como nós brasileiros, nunca retrataram um paper sequer. Como não acredito que haja mais gente mal intencionada ou erros científicos no Japão que em outros lugares, acho que o que ocorre nos outros lugares é a velha tática de jogar a sujeira para debaixo do tapete e esquecer. Isso eu vejo muito.

    ResponderExcluir
  2. George DosReis Matéria importante e oportuna, Prof. Manoel Barral ! ...somente com pesquisa séria e íntegra é que a ciência poderá manter a sua imagem positiva junto à sociedade.
    (colocado no Facebook)

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: