BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 20 de abril de 2014

Journal Club IBA: Papel da endocitose na regulação do egresso de linfócito T dos órgãos linfoides



A recirculação linfocitária é um processo finamente regulado. Após sofrerem o processo de maturação nos órgãos linfoides geradores (primários), cada clone é obrigado a se aventurar perifericamente em busca do antígeno cognato. Eles ganham a circulação sanguínea, passam pelo baço, entram nos linfonodos (via vênulas de endotélio alto, HEVs), ganham a linfa e, enfim, desembocam na circulação sanguínea (veia cava superior) novamente, através do ducto torácico. E assim começam essa jornada novamente e novamente. Tudo isso faz com que cada clone aumente sua probabilidade de encontrar seu respectivo antígeno.
Como mencionado acima, o processo é finamente regulado. Quimiocionas e seus receptores coordenam a migração de células para tecidos/sítios específicos: pele, intestino, timo, linfonodos e baço. O caminho inverso, ou seja, o egresso dos órgãos linfoides, é regulado, por um mecanismo já bem descrito, pelo gradiente de esfingosina-1-fosfato (S1P), um esfingolipídeo derivado de componentes da membrana plasmática. Em situação homeostática, ao contrário do que é visto paras as quimiocinas, a concentração de S1P no sangue e linfa é extremamente maior do que a encontrada nos tecidos, o que força células T naives a deixarem os tecidos linfóides e migrarem em direção ao gradiente.
Essa migração ocorre via receptores específicos para S1P, especialmente o receptor do tipo 1 (S1PR1). S1PR1 é um receptor acoplado à proteína G que, após interação com o ligante, é rapidamente internalizado, mecanismo conhecido como dessensibilização. Esse mecanismo é diretamente relacionado com a capacidade endocítica das células. Após internalização, o receptor pode perder a capacidade de sinalização e permanecer sob um estado de “latência”, estocado nas vesículas endossômicas. Paralelamente, S1PR1 pode ser reciclado de volta para a membrana celular (ressensibilização) e desempenhar novamente suas funções, sendo capaz de sinalizar de uma maneira sustentada.
Devido à dessensibilização do receptor, células T presentes na circulação sanguínea/linfática são desprovidas da expressão superficial de S1PR1. Esse conceito já é utilizado e aprovado para utilização clínica, no tratamento de pacientes com esclerose múltipla (MS). O tratamento com Gilenya® (nome comercial do agonista de S1PR) induz rápida internalização do receptor e impede o egresso de células T para a circulação, com resultados satisfatórios na MS. Nessa mesma linha de raciocínio, células T deficientes para S1PR1 são incapazes de deixar o timo após o processo de maturação. Adicionalmente, a transferência dessas células para animais WT resulta em acúmulo das mesmas nos linfonodos.
Nesse cenário, os mecanismos pelos quais as células T mantêm a sinalização do S1PR1 e são capazes de transmigrarem em ambientes de baixa concentração de S1P (regiões corticomedular no timo e linfonodos) ainda permaneciam obscuros. Como descrito anteriormente, a ligação de S1P a S1PR1 culmina na propagação da sinalização e endocitose do receptor, entretanto não era conhecido como e se a endocitose regulava essa sinalização. Dado o papel da Dinamina-2 em promover a cisão da membrana celular durante o processo de endocitose, Flavell e colaboradores buscaram elucidar o seu papel fisiológico durante o egresso de células T dos órgãos linfoides.
Utilizando-se de camundongos geneticamente deficientes para Dinamina-2 em células T (Cd4-creDnm2-/-), o trabalho demonstrou que a dinamina 2 é essencial para o egresso de linfócitos T do timo e linfonodos por regular diretamente a sinalização do S1PR1 através do mecanismo de ressensibilização nos linfócitos T, promovendo assim a sustentação da sinalização in vivo e a possível transmigração e egresso dos órgãos linfoides.

Post de Kalil Alves de Lima e Laís Amorim (Doutoradandos FMRP-USP/IBA).


Referências:














Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: