BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Receptor de Aril Hidrocarboneto (AhR) é um Alvo Molecular do Calcitriol em Linfócitos T Humanos



     Figura: Visualização da estrutura tridimensional da forma ativa da vitamina D - 1,25-dihidroxivitamina D3
     (calcitriol). Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Calcitriol3Dan.gif.

As funções imunorreguladoras da vitamina D têm sido bem documentadas em várias desordens imunológicas, incluindo esclerose múltipla, artrite e asma. A citocina IL-10 é considerada uma molécula efetora-chave na promoção do estado imunossupressor em linfócitos T, induzido por vitamina D. Em trabalho publicado neste mês na revista The Journal of Immunology o grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Makio Iwashima da Stritch School of Medicine, Loyola University Chicago nos EUA demonstrou que a forma ativa da vitamina D, 1,25-dihidroxivitamina D3 (calcitriol) tem um efeito inibidor potente no desenvolvimento de células Th9 humanas, uma subpopulação de linfócitos T CD4+ que está amplamente associada com asma, em um mecanismo IL-10 independente.

Os dados do grupo de pesquisa mostraram que o calcitriol reprime a expressão de BATF, um fator de transcrição essencial para as células Th9. Esse fenômeno ocorre pela supressão da expressão do receptor de Aril Hidrocarboneto (AhR) sem aumento de IL-10.

Esses dados mostram uma nova associação entre vitamina D e fatores de transcrição primordiais para diferenciação de linfócitos T.

Referência:
- Takami M, Fujimaki K, Nishimura MI, Iwashima M. Cutting Edge: AhR Is a Molecular Target of Calcitriol in Human T Cells. J Immunol. 2015 Aug 14. pii: 1500344. [Epub ahead of print].

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: