BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Infecção Bacteriana na Pele Induz Resposta de Adipócitos


Resposta à infecção bacteriana na pele. O rompimento da epiderme pode introduzir patógenos na derme. Esse fato induz a proliferação de adipócitos (envolvendo os fatores de transcrição ZFP423 e PPAR-γ). Os adipócitos, por sua vez, secretam o peptídeo antimicrobiano catelicidina, que possui atividade anti-estafilocócica, podendo auxiliar no controle das infecções bacterianas na pele. Fonte: Alcorn & Kolls, Science, 2015. Ilustração: V.Altounian/Science.


A Obesidade está associada com inflamação crônica, mas o tecido gorduroso poderia oferecer alguma proteção durante infecções? Embora os adipócitos sejam considerados imunologicamente ativos, o seu papel durante mecanismos de defesa do hospedeiro não estão claros. Em estudo publicado essa semana na revista Science, o grupo liderado pelo Dr. Richard L. Gallo da Universidade da Califórnia em San Diego - EUA, aborda essas questões.

Os pesquisadores demonstraram que após inoculação de Staphylococcus aureus no tecido dérmico, havia uma proliferação rápida de pré-adipócitos, o que promovia um espessamento das camadas de gordura na pele dos camundongos infectados. Camundongos mutantes incapazes de formar novas células de gordura foram mais susceptíveis à infecção. Especialmente frente à infecção bacteriana, a diferenciação dos adipócitos levava à produção de um pequeno peptídeo antimicrobiano denominado catelicidina e a inibição da adipogênese causava uma diminuição na expressão desse peptídeo. Por outro lado, adipócitos maduros produziam menos catelicidina e, por consequência, eram menos protetores.

Esses achados mostraram que a produção de um peptídeo microbiano por adipócitos é um elemento importante para proteção contra a infecção estafilocócica na pele.


 Referências
- Zhang LJ, Guerrero-Juarez CF, Hata T, Bapat SP, Ramos R, Plikus MV, Gallo RL. Innate immunity. Dermal adipocytes protect against invasive Staphylococcus aureus skin infection. Science. 2015 Jan 2;347(6217):67-71. doi: 10.1126/science.1260972.

- Alcorn JF, Kolls JK. Physiology. Killer fat. Science. 2015 Jan 2;347(6217):26-7. doi: 10.1126/science.aaa4567.

Feliz 2015 a Todos!

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: