BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 14 de dezembro de 2014

STING na luta contra o tumor


Esse mês a imunidade inata comemora o natal com um belo artigo que saiu na Immunity.  Perguntava-se até então: quem seriam as moléculas da imunidade inata responsáveis pela indução das células TCD8 específicas para os antígenos tumorais? Sabia-se que produção significativa do IFN do tipo I estava associada a indução desse tipo celular e que o bom prognóstico dos pacientes era também correlacionado com o desenvolvimentos dessas células T específicas para o tumor.
O trabalho desse mês mostra que não há evidência alguma da participação da famosa Myd88, TRIF, TLR4, TLR9 e até mesmo as MAVs na indução das células TCD8 específicas para o tumor. Entretanto, observou-se no artigo que os animais deficientes para STING e IRF3 apresentavam uma grande falha no controle tumoral (linhagem de melanoma B16). Então, desconfiou-se que a proteína residente do retículo endoplasmático, o STING, poderia ser a molécula chave para a produção de IFN-b e desenvolvimento das TCD8 específicas para o tumor. Hipótese absolutamente validada pelos experimentos realizados in vivo utilizando-se animais deficientes para STING. Além disso, no microambiente tumoral in vivo demostrou-se que a célula dendrítica capta o DNA da célula tumoral e ativa STING dependente da produção de IFN-b. In vitro, a produção de IFN-b e a ativação das células dendríticas foram induzidas pelo DNA derivado da célula tumoral via sintase AMP-GMP cíclico (cGAS), STING e IRF-3. (IRF3). A ativação dessas células dendríticas associada a expressão das moléculas CD40, CD80 e produção de citocinas inflamatórias foram completamente independentes dos TLRs.
A importância de saber que STING é a via responsável pela geração das células T associadas ao tumor pode fornecer uma estratégia terapêutica em muitos tipos tumorais e ajudar milhões de pessoas que enfrentam essa doença.
Para saber mais veja aqui: Link

Post de Grace Kelly Silva (Pós-Doc laboratório de Imunoparasitologia - FMRP-IBA)


Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Oi Grace, parabéns pelo post. O link não está funcionando, você poderia consertá-lo?
    Obrigado, Luis.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis. Muito obrigada por passar por aqui e apreciar o post.
    Desculpa pelo o problema com o link.
    Segue os dois links aqui em que você pode copiar e colar para conseguir entrar na página. Realmente não sei porque isso está acontecendo.
    Link 1: http://www.cell.com/immunity/pdf/S1074-7613(14)00393-8.pdf.
    Link2: http://www.cell.com/immunity/abstract/S1074-7613(14)00393-8

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: