BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 8 de junho de 2014

JOURNAL CLUB IBA: DECIDINDO O DESTINO DE CÉLULAS T CD8+


Figura - Células dendríticas CD103+ do pulmão direcionam a diferenciação de células T CD8+ efetoras pela ligação a alarmina HMGB1 via CD24 e posterior apresentação desse complexo às células T CD8+ RAGE+

Se pensarmos nas etapas que constituem uma resposta imunológica, o que vem em nossa cabeça é: expansão clonal, diferenciação, contração e geração de memória. Mas ... como um clone específico escolhe qual caminho deve seguir? Trabalhos na literatura evidenciam que a força e duração da sinalização de IL-2, sinais inflamatórios bem como a expressão de alguns fatores de transcrição norteiam o futuro de células T CD8+. Logo, um linfócito T CD8+ efetor seria caracterizado pela expressão elevada do receptor de IL-2 e dos fatores de transcrição T-bet e Blimp-1. No entanto, a natureza e o tipo de sinal que instruem essa decisão bem como a contribuição de células apresentadoras de antígeno (APC) são pontos importantes que ainda permanecem não completamente esclarecidos.
Na edição de março desse ano da Immunity, Kim e colaboradores demonstraram que a função desempenhada pelos linfócitos T CD8+ no decorrer de uma infecção viral (vírus Influenza A) é guiado por um subtipo de célula dendrítica (DC) durante o seu processo de diferenciação. Em outras palavras, células dentríticas CD103+ geram linfócitos T CD8+ efetores, que deixam o linfonodo e migram para o sítio da infecção, onde garantem a imunidade protetora antiviral. Já as células CD11bhi induzem a geração de linfócitos T CD8+ de memória central, as quais residem por longos períodos nos órgãos linfóides secundários.
Ao investigar o mecanismo envolvido, os autores observaram que o nível de expressão da molécula coestimuladora CD24 influencia a subsequente diferenciação linfocitária. Como CD24 se liga a HMGB1, DAMP (damage-associated molecular pattern), que pode ser liberado por células infectadas que estão morrendo, foi proposto que HMGB1 (high mobility group box 1) seria capturado pelo sensor CD24 presente na superfície das células dendríticas, e transportado até o linfonodo. Lá, iria interagir com o receptor RAGE (receptor for advanced glycation endproducts) de linfócitos T CD8+ promovendo, assim, sua diferenciação para o perfil efetor.



Referências

Kalia, V., Sarkar, S., Subramaniam, S., W. Nicholas Haining, W.N., Smith, K.A., Ahmed, R..  Prolonged interleukin-2Ra expressionon virus-specic CD8+ T cells favors terminal-effector differentiation in vivo. Immunity, v. 32, p. 91–103, 2010.

Kim, T.S., Gorski, S.A., Hahn, S., Murphy, K.M., Braciale, T.J. Distinct dendritic cell subsets dictate the fate decision between effector and memory CD8(+) T cell differentiate on by a CD24-dependent mechanism. Immunity, v.40, n.3, p.400-413. 2014. 



Post de Natália Ketelut e Taise Landgraf (doutorandas FMRP/USP – IBA)

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Diferentes perfis de DC direcionando diferentes fenótipos de LTCD8...sensacional...

    ResponderExcluir
  2. O paper é muuuito interessante. Vale a pena leitura

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: