BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Brasileiro indicado como um dos 10 mais inovadores pelo MIT (EUA) em 2014

                  À parte a minha reclamação e indignação sobre a pouca inovação em termos de equipamentos produzidos por brasileiros, e as consequências deste fato, recebo este texto do colega de IC João Pedro, que transcrevo abaixo. Isto muito me anima e dá esperança de que esses jovens que vão nos substituir daqui a 5, 10 ou 15 anos, trarão um fôlego novo não só para a ciência brasileira, como também para os pacientes que dependem de tecnologias inovadoras como esta, para uma melhor qualidade de vida. Sim, temos muito que aprender com nossos jovens também. Se quisermos que o Brasil avance a passos largos nesse sentido, a tendência é incentivar e investir em trabalhos como este. Como diria Auguste de Saint-Hilaire, "ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil"... (by João Carmo)
Fonte: http://www.technologyreview.com.br/tr35/profile.aspx?trid=1463

                 Inovação com aplicação

             Recentemente, o professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wendell Coltro, foi classificado como um dos 10 brasileiros com menos de 35 anos e mais inovadores  pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, devido ao desenvolvimento de uma tecnologia de baixíssimo custo para a análise clínica de amostras biológicas.
  Tal projeto visa diminuir drasticamente o custo do diagnóstico de doenças como diabetes e da quantificação de biomarcadores moleculares úteis em diagnóstico como triglicérides, colesterol e ácido úrico, por exemplo. Para isto, utiliza-se uma folha de papel coberta com parafina e um carimbo metálico, marcado com os caminhos pelos quais o material vai passar; Nas extremidades do papel, são colocados diferentes tipos de reagentes, cada um marcado para um tipo diferente de diagnóstico. Caso seja totalmente aprovado, este projeto poderá chegar até o Ministério da Saúde, sendo assim, distribuído para regiões mais distantes, que sofrem com as condições precárias de saúde. Com isso, nao será mais necessária a utilização de máquinas importadas que custam muito mais caro à população, para realizar exames tão rotineiros. Sem falar que a etapa de transferência de tecnologia poderá ser pulada, uma vez que essa tecnologia é totalmente nacional, avançando também em termos burocráticos e de tempo, que, como todos sabem, é dinheiro.
Deste modo, por ser uma inovação na área de saúde, que representará uma melhoria direta na qualidade de vida da sociedade, tal projeto trará muitos benefícios. A comunidade científica e tecnológica de nosso país tem sim muita capacidade de desenvolver muito mais para nossa população. Como prova disso, está o exemplo deste invento do professor da UFG. Basta criar mais meios de estimular e aumentar o apoio a este campo que está em bastante crescimento atualmente, seja através de incentivos fiscais ou de investimentos em ciência, tecnologia, saúde e educação, tanto dos governos municipal, estadual e federal, como da iniciativa privada, que ainda é incipiente no Brasil em termos de doações particulares para pesquisa, o que é bastante comum em países como os EUA, a Alemanha e a Inglaterra.
                 "A diretora da coordenação de projetos do grupo químico-farmacêutico Zeltia, Eibe Carmen, que participou do júri do MIT Technology Review Inovadores com Menos de 35 anos Brasil, descreveu como "muito interessante" o projeto de Coltro sobre "dispositivos à base de toner e papel que vem sendo estudados nos últimos cinco anos". Da mesma forma, outro membro do júri, o vice-diretor da edição americana do MIT Technology Review, Brian Bergstein, considerou o novo sistema de produção proposto por Coltro "um trabalho inteligente" no campo da microfluídica. - Elena Zafra (Tradução: Elisa Matté; fonte: site da MIT Technology Review)

Para ver mais:
https://www.youtube.com/watch?v=ZVK5iEn9A8k
(Conhecendo a UFG - Grupo de Estudos Eletroforéticos) e

https://www.youtube.com/watch?v=BV_XHw_ulY4
(Ei! Ciência - Biochips)

Para ler mais: aqui
http://www.technologyreview.com.br/tr35/profile.aspx?trid=1463
http://www.technologyreview.com/lists/innovators-under-35/2013/


Para saber mais aqui:

Artigos completos publicados em periódicos (2013-2014):
(1) Coltro, W.K.T.; Cheng, C.-M.; Carrilho, E.; de Jesus, D. P. Recent Advances in Low-cost Microfluidic Platforms for Diagnostic Applications. Electrophoresis 2014, submitted.

(2) Coltro, W. K. T.; Neves, R. S.; Motheo, A. J.; Silva, J. A. F.; Carrilho, E.Microfluidic devices with integrated dual-capacitively coupled contactless conductivity detection to monitor binding events in real time. Sensors and Actuators. B, Chemical, v. 192, p. 239-246, 2014.\


(3) Gabriel, E. F. M.; Coltro, W. K. T.; Garcia, C. D. Fast and Versatile Fabrication of PMMA Microchip Electrophoretic Devices by Laser Engraving. Electrophoresis, http://dx.doi.org/10.1002/elps.2013005112014

(4) Gabriel, E. F. M.; do Lago, C. L.; Gobbi, A. L.; Carrilho, E.; Coltro, W. K. T.Characterization of microchip electrophoresis devices fabricated by direct-printing process with colored toner. Electrophoresis v. 34, p. 2169-2176, 2013.
(5) da Silva, E. R.; Segato, T. P.; Coltro, W. K. T.; Carrilho, E.; Mazo, L. H.Determination of glyphosate and AMPA on polyester-toner electrophoresis microchip with contactless conductivity detection. Electrophoresis, v. 34, p. 2107-2111, 2013.
Patentes:

(1). CARDOSO, T. M. G. ; GARCIA, P. T. ; SANTOS, J. B. C. ; COLTRO, W. K. T. . Método de Fabricação de Dispositivos Analíticos em Substratos de Papel: deposição de barreiras hidrofóbicas de parafina a partir do processo de estampagem a quente e uso dos referidos dispositivos. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130175307. Data do Depósito no INPI: 09/07/2013

(2). OLIVEIRA, KAROLINY ALMEIDA ; OLIVEIRA, C. R. ; ANTONELLI DA SILVEIRA, LUCIMEIRE ; SILVA, P. B. M. E. ; LOZE, P. M. ; GARCIA, T. S. ; SILVA, L. T. ; COLTRO, W. K. T. Processo de fabricação de dispositivos analíticos contendo arranjos múltiplos de microzonas, ou microwells, para monitoramento, ensaios e diagnósticos clínicos no point-of-care (PoC). Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro (protocolo): BR1020130031437. Data do Depósito no INPI: 08/02/2013.

(3). SOUZA, F. R., ALVES, G. L., COLTRO, W. K. T. Sistema microfluídico, baseado em poliéster-toner, para diagnósticos clínicos com detecção colorimétrica e transporte da amostra via força capilar, 2012 Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro (protocolo): BR1020120122936. Data do Depósito no INPI: 23/05/2012. 

(4). COLTRO, W. K. T., SILVA, J. A. F., CARRILHO, E. Aparelho detector condutométrico sem contato para biossensores microfluídicos (P.I. 0.905.675-0), 2010.
(5). CARRILHO, E., COLTRO, W. K. T., SILVA, J. A. F. Multilayer micro-device for use in e.g. pharmacological analyses, has surface containing micro channels and surface having integrated electrodes and containers (WO2009018642-A1)., 2009
(6). COLTRO, W. K. T., SILVA, J. A. F., CARRILHO, E. Microdispositivo multicamada, processo de preparação de microdispositivo multicamada (P.I. 0.703.025-8), 2007.


Post de João Pedro Tôrres Guimarães
Graduando de Biomedicina - UFG
Aluno de Iniciação Científica da Profa Dra Miriam Leandro Dorta
Laboratório de Imunidade Inata e Leishmanioses
Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)
Universidade Federal de Goiás

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: