BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Células T reguladoras promovem Artrite Autoimune


Figura: Condições inflamatórias durante a artrite convertem a subpopulação de células T Foxp3+ em células TH17 patogênicas. Komatsu e colaboradores identificaram uma subpopulação de células Treg Foxp3+CD25low que perde a expressão de Foxp3 durante a artrite autoimune. Interleucina-6 secretada por fibroblastos sinoviais induz a conversão desta subpopulação de células Treg em células Th17 patogênicas que, por sua vez, induzem mais liberação de IL-6, através da secreção de IL-17. Como fibroblastos e osteoblastos, células Th17 derivadas de células Foxp3+ podem produzir altos níveis de RANKL, que diretamente promove osteoclastogênese e destruição óssea. Fonte: Joller & Kuchroo, 2014-Nature Medicine.



Doenças autoimunes são frequentemente resultado de um desbalanço entre células T reguladoras (Treg) e células Th17 produtoras de IL-17. A origem das células Th17 ainda permanece desconhecida. Já Foxp3 é indispensável para a função supressora de células Treg, sendo a estabilidade de sua expressão nas células amplamente estudada. Na maioria das circunstâncias, células T reguladoras Foxp3+ são uma população de células T estáveis para manutenção da auto-tolerância. 

Estudo recente publicado na Revista Nature Medicine liderado pelos grupos dos Drs. Hiroshi Takayanagi da Universidade de Tóquio e Jeffrey Bluestone da Universidade da Califórnia mostrou que o microambiente inflamatório na artrite autoimune induz a conversão de uma subpopulação de células T Foxp3+ em células produtoras de IL-17 que contribuem para a patogênese da doença.

Durante a artrite autoimune, células T CD4+Foxp3+CD25low perdem a expressão de Foxp3 (células exFoxp3) e sofrem trans-diferenciação em células Th17. Os dados mostraram que as células exFoxp3 que expressam IL-17 (células Th17 exFoxp3) se acumularam nas juntas inflamadas. A conversão de células T CD4+Foxp3+ em células Th17 foi mediada por IL-6 produzida por fibroblastos sinoviais. Além disso, células Th17 exFoxp3 eram células T osteoclastogênicas mais potentes do que células Th17 derivadas de células T CD4+ naive. Células Th17 exFoxp3 apresentavam expressão de Sox4, CCR6, CCL20, receptor de IL-23 e RANKL, também denominada como membro 11 da superfamília de ligantes do fator de necrose tumoral (TNFS11).

A transferência adotiva de células T CD4+Foxp3+CD25low autoreativas em camundongos seguida pela imunização secundária com colágeno acelerou o início e aumento da gravidade da artrite e estava associada também com a perda da expressão de Foxp3 na maioria das células T transferidas. Além disso, foram observadas células T Foxp3+IL-17+ na sinóvia de pacientes portadores de artrite reumatoide ativa, o que sugere que células T Foxp3 plásticas contribuem para a patogênese da doença. Esses achados estabelecem a importância e contribuição da instabilidade de Foxp3 na geração de células Th17 patogênicas na autoimunidade.


Referências
- Komatsu N, Okamoto K, Sawa S, Nakashima T, Oh-Hora M, Kodama T, Tanaka S, Bluestone JA, Takayanagi H. Pathogenic conversion of Foxp3(+) T cells into TH17 cells in autoimmune arthritis. Nat Med. 2014 Jan;20(1):62-8. doi: 10.1038/nm.3432. Epub 2013 Dec 22.


- Joller N, Kuchroo VK. Good guys gone bad: exTreg cells promote autoimmune arthritis. Nat Med. 2014 Jan 7;20(1):15-7. doi: 10.1038/nm.3439.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: