BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Combinação de marcadores para selecionar Tr1



Enquanto as células T reguladoras naturais possuem marcadores considerados relativamente estáveis como o FOXP3 e alta expressão de CD25, as células T reguladoras induzidas são um pouco mais difíceis de serem identificadas, já que existem dúvidas sobre a estabilidade dos seus marcadores. Uma atenção especial deve ser dada para as células conhecidas como Tr1, pois elas são tidas como carentes de um bom marcador. O principal marcador da Tr1 é a capacidade de produzir IL-10. Isto não quer dizer muita coisa, já encontrar um linfócito produzindo IL-10 parece ser tão fácil quanto encontrar parlamentar corrupto. Ou seja, pode até parecer que este ou aquele não faz nada, mas se procurar direito e esperar um tempinho, a coisa aparece. Em maio deste ano, uma das mães da TR1 finalmente encontrou uma forma de identificar o filho sem rosto. O grupo da Dra Roncarolo mostrou que células CD4+ reguladoras de camundongos ou humanos podem ser separadas pela a combinação dos marcadores LAG3 e CD49. Esta combinação foi capaz de selecionar uma população celular que produz grande quantidade de IL-10 e que possui uma grande capacidade de inibir células efetoras. Estas características estavam presentes em células obtidas de sangue periférico de doadores sadios, células obtidas de animais com colite e células de animais infectados com Nippostrongylus brasiliensis. Além disto, em cultura de células humanas polarizadas para Treg (com IL-10) foi demonstrado que a combinação destes marcadores selecionou uma pequena população daquelas com um maior potencial regulador. Assim, embora a combinação destes marcadores não selecione todas as iTregs (e provavelmente nem todas as Tr1), estes serviram para selecionar Tr1 com alta eficiência.

Gagliani N, Magnani CF, Huber S, Gianolini ME, Pala M, Licona-Limon P, Guo B, Herbert DR, Bulfone A, Trentini F, Di Serio C, Bacchetta R, Andreani M, Brockmann L, Gregori S, Flavell RA, and Roncarolo MG 2013. Coexpression of CD49b and LAG-3 identifies human and mouse T regulatory type 1 cells. Nat Med 19: 739-746

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Curto, direto, e educativo.

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo sanduíche no grupo da Roncarolo, e esse é um inicio promissor para se entender melhor o perfil da Tr1, mas o caminho ainda é um pouco longo, passando por entender melhor a DC-10. Belo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem um tempo que eu também venho acompanho alguns trabalhos do grupo. Embora as Tr1 sejam células complicadas de se entender, o grupo tem uma proposta para uso de Treg derivada in vitro para auxiliar em transplantes. Um dos grandes problemas é a heterogeneidade das células obtidas. Com estes marcadores eu acho que eles têm uma boa chance para interferir em alguns transplantes. Vamos esperar para ver se dará certo. Eu também acho que a DC-10 é uma boa parte da estória para entender melhor a geração de Tr1 in vivo e in vitro.
      Grato pelo comentário.
      Milton

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: