BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 15 de maio de 2011

Journal Club - IBA: Culpado dentro de um culpado

No dia 12/05/2011, o grupo de pesquisa do professor Roque Almeida postou neste blog o seguinte tema “O hospedeiro e o vírus LRV1 na Leishmaniose mucosa”. Coincidentemente, esse foi o tema do Journal Club da semana aqui na Imunologia da USPRP. Mesmo assim gostaríamos de trazer a nossa mensagem.

Normalmente, quando o parasita Leishmania infecta humanos, as células do nosso sistema imune são capazes de reconhecer e efetivamente eliminar esse parasita. No entanto, algumas cepas de Leishmania do complexo L. brasiliensis podem estar infectadas por vírus e desencadear uma resposta imunológica mais exacerbada. Isso pode justificar a ocorrência de cepas de Leishmania da América Central e do Sul que tendem a causar formas mais graves da doença cutânea desencadeando lesão mucocutânea. Como demonstrado no post anterior, Ives e colaboradores (2011) isolaram os clones de Leishmania guyanensis, considerados metastáticos (L.g.M+) e não-metastáticos (L.g.M-) para verificar a modulação da resposta imune por estas linhagens, e o envolvimento do Vírus de RNA de Leishmania (LRV1) nesta modulação. Os autores mostraram que os parasitas metastáticos têm uma alta carga do LRV1 que é reconhecido por TLR3, induzindo maior produção de citocinas e quimiocinas proinflamatórias. Essa resposta imune mediada por TLR3 aumenta a suscetibilidade dos camundongos à infecção, apesar do aumento da resposta inflamatória. Assim, a presença do LRV1 nos parasitas faz com que eles possam subverter a resposta imune do hospedeiro e promover a sua persistência.

Isso levanta a uma série de questões importantes: Qual o mecanismo pelo qual esses parasitas levam a metástases e o que determina seu tropismo para regiões de mucosa? Outra questão importante é saber se usando estratégias antivirais iria reduzir os danos causados ​​pelas formas de Leishmania que carregam o vírus. Todos esses questionamentos abrem portas e janelas para novas pesquisas e é isso que move a comunidade científica, então vamos em frente.

Post de Fabrício Freitas, Maria do Carmo e Thiago Malardo

Referências Ives A, Ronet C, Prevel F, Ruzzante G, Fuertes-Marraco S, Schutz F et al. Leishmania RNA virus controls the severity of mucocutaneous leishmaniasis. Science. 2011; 331 (6018): 775-8.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Excelente a apresentação dos estudantes no Journal. Assunto foi discutido com profundidade e ficou a mensagem que devemos aprender mais sobre o assunto. Temos abordado o assunto co-infecções mas mas muito trabalho ainda deve ser feito. Quem poderia nos ajudar nesse tema?
    Parabéns aos estudantes!!
    Joao

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: