BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que fazem mesmo os anticorpos?

Post de Mauro Fantini


(Professor) – Pessoal, para revisar: qual é a função de um anticorpo?

(Boa turma, em uníssono) – Neutralizaçããão, opsonizaçããão, ativação do complemeeento... ADCC...

Provavelmente quem se dá ao trabalho de entrar regularmente no blog da Sociedade Brasileira de Imunologia já passou pela situação acima alguma vez na vida, seja como aluno, ou professor, ou ambos.

Na fictícia aula acima, a turma sabe de cor e salteado que os anticorpos têm múltiplas funções no meio extracelular. Já quando tratamos de patógenos intracelulares, a imunidade humoral tem pouco a contribuir.

Em Novembro de 2010, o PNAS publicou um artigo que fará com que o professor cogite adicionar mais alguns slides em sua aula sobre anticorpos. Os autores do trabalho –cientistas ingleses – realizam infecções experimentais de células HeLa com adenovírus pré-incubados com anticorpos para mostrar um mecanismo efetor dos anticorpos no meio intracelular.

No modelo proposto pelos autores, os virions são internalizados pela célula levando consigo os anticorpos que se ligaram a eles no meio extracelular. Dentro da célula, os anticorpos IgG, ligados ao virion, se ligam a receptores intracelulares (!) para porção Fc, chamados de TRIM21. Os TRIM21, por sua vez, sofrem ubiquitinação e todo o conjunto virion-anticorpo-TRIM21-ubiquitina é degradado pelo proteassoma.

Abaixo segue um vídeo que ilustra o modelo proposto pelos autores.

http://www.guardian.co.uk/science/video/2010/nov/01/immune-system-viruses-cells

Este processo parece depender mesmo do tal receptor TRIM21, já que células knockdown para TRIM21, criadas por meio de siRNA, não eliminam o adenovírus de maneira eficiente. Também, este processo parece não depender do vírus em si, já que simples beads recobertas por anticorpos são capazes de recrutar TRIM21 intracelular, que será então ubiquitinado.

Como a relevância in vivo deste novo mecanismo ainda não foi descrita, certamente veremos novos capítulos em breve.

As aulas de ontem não são as mesmas de hoje. Ainda bem.

Artigo tema deste post: Antibodies mediate intracellular immunity through tripartite motif-containing 21 (TRIM21). PMID: 21045130

Artigo de 2008 que descreve o receptor de IgG intracelular: TRIM21 is an IgG receptor that is structurally, thermodynamically, and kinetically conserved. PMID: 18420815


Mauro Fantini é Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UNIFESP, Professor de Imunologia do Centro Universitário São Camilo e, como gosta de se apresentar, palhaço (mesmo) nas horas vagas.


Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Acabei Imunologia básica agora e mais coisas surgem, deveriamos ter imunologia todo semestre.

    Caroline Guimarães - Biomedicina - CUSC
    Futura Imunologista, quem sabe?!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a Carol!
    Matéria fascinante, aulas muito bem expostas e professor engraçadissimo!
    E não podemos esquecer é claro do Hector, que aparecia sempre nas horas mais propícias, rs

    Roberta Sáfadi - Biomedicina - CUSC =]

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: