BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quais os requisitos para que células T reguladoras possam suprimir?

Apesar de células T reguladoras CD4+, e em especial as foxp3+, serem intensamente estudadas nos últimos anos, ainda há muitas dúvidas a cerca do seu desenvolvimento e do modo como operam. Uma das questões em debate é: do que necessitam as células Treg para que possam exercer supressão? São restritas pelo MHC como as outras células T CD4+? Necessitam de sinalização via TCR? Em maio de 2009 o grupo liderado por Dario Vignali publicou um artigo cujo título é "regulatory T cells do not require stimulation through their TCR to supress". Os autores fizeram uso de células T provenientes de duas linhagens transgênicas de camundongos que expressam TCR específicos para diferentes antígenos e que são restritos por MHC distintos. Isso permitiu que pudessem ativar as supostas Treg e as T convencionais, alvos da supressão pelas Treg, de maneira independente. Curiosamente, como o próprio título do artigo deixa claro, os autores concluem que as células T reguladoras CD4+ CD25+ não necessitam de sinalização via TCR para que sejam capazes de suprimir. Outros experimentos dão suporte à argumentação de que essa atividade supressora independente de sinalização via TCR não se deveu à reatividade cruzada ou alorreatividade.
Fazendo o contraponto, outros estudos também buscaram responder se células T reguladoras necessitam de sinalização via TCR para que sejam capazes de suprimir. O artigo publicado por Kim e colaboradores em agosto de 2009 utiliza, no entanto, uma abordagem diferente. Eles utilizaram células T CD4+ CD25+ cujo gene que codifica p56(Lck) foi deletado, bloqueando, portanto, a sinalização via TCR. As conclusões foram completamente diferentes. A falta de sinalização via TCR em células T reguladoras teve um impacto negativo na homeostasia e na função das células. As células T CD4+ CD25+ em que o gene para p56(Lck) foi inativado perderam completamente a capacidade de suprimir a resposta de células T CD4+ convencionais.
E você caro blogueiro? Acha ou não que células T reguladoras necessitam de sinalização via TCR para suprimir?

Referências:

Szymczak-Workman AL, Workman CJ, Vignali DA. Cutting edge: regulatory
T cells do not require stimulation through their TCR to suppress.
J Immunol. 2009 May 1;182(9):5188-92.

Kim JK, Klinger M, Benjamin J, Xiao Y, Erle DJ, Littman DR, Killeen N. Impact of the
TCR signal on regulatory T cell homeostasis, function, and trafficking.
PLoS One. 2009 Aug 11;4(8):e6580.


Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Bom trabalho. Acho que a resposta nao é tao simples quanto a pergunta, se pensarmos que existem pelo menos 8 tipos de celulas reguladoras/supressoras (que nao sao necessariamente a mesma coisa, vide artigo de revisao do E Shevach na Immunity, 2006). So' mais um comentario: eu prefiro a palavra "requisitos" no lugar de requerimentos. Essa ultima e' muito formal e mais relacionada a area juridica ou administrativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá João Paulo, concordo com você. Requisitos é bem melhor, o título já foi editado de acordo com a sua sugestão.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: