BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 10 de agosto de 2014

Workshop de Imunologia 2014 (FMRP/USP)





No final de semana passado, entre os dias 1, 2 e 3 de agosto, aconteceu o X Workshop de Imunologia do Programa de Imunologia Básica e Aplicada / FMRP-USP. O evento é organizado pelos alunos e docentes do Programa, com o objetivo de abordar temas atuais da área através de palestras de pesquisadores externos.
Este ano, convidamos a Profa Dra Vera Lucia Calich (ICB-USP), que nos contou sobre o papel da enzima IDO como molécula sinalizadora durante a paracoccidiodiomicose; o Prof. Dr. Eurico Arruda (FMRP-USP), que explorou os achados sobre infecções virais persistentes da tonsila humana; o Dr. Cory Hogaboam (Cedars-Sinai, Califórnia USA), que nos falou sobre o reconhecimento de sinais inflamatórios pulmonares em modelo de infecção fúngica; o Prof. Dr. Aristóbolo Mendes Silva (UFMG), que apresentou resultados referentes à identificação e caracterização do papel de moléculas reguladoras da via NF-kB e finalmente, tivemos a palestra do Prof. Dr. Leandro Licursi, ex-aluno do programa e agora docente da UFV, que explorou a identificação e caracterização das propriedades imunoreguladoras de lectinas provenientes de Brassica oleracea, ou couve-flor. Tivemos ainda a ilustre presença do Prof. Momtchilo Russo que participou do evento como avaliador externo de nosso programa.
Nos intervalos entre as palestras tivemos as apresentações orais dos alunos que estão finalizando o mestrado e o doutorado, seguido da apresentação dinâmica de pôsteres dos demais alunos. O mais interessante foi que os palestrantes participaram ativamente das sessões de apresentação oral, avaliando cada um dos alunos e levantando discussões altamente relevantes aos nossos trabalhos.
O Workshop de Imunologia foi realizado graças ao empenho dos alunos e professores do programa, juntamente com o auxílio das empresas patrocinadoras e agências de fomento. Este ano tivemos o apoio da CAPES, que viabilizou a vinda dos nossos convidados externos. Agradecemos à Sociedade Brasileira de Imunologia, que também colaborou para a realização do evento e às empresas BD Biosciences, GE HealthCare, INOPAT, Peprotech, New Route, Biotika, RP3X e Saraiva. Tivemos também uma palestra técnica sobre a plataforma Thomson Reuters Integrity, importante ferramenta para a busca de artigos científicos disponível no portal periódicos-CAPES. Este conjunto de ações foi essencial para o sucesso do evento.
Obrigado a todos pela participação, empenho e excelentes apresentações Aguardamos vocês, em 2015, no XI Workshop de Imunologia, para comemorar conosco os 25 anos do nosso Programa.

Post de Gustavo Quirino e Natalia Ketelut
Alunos IBA – FMRP/USP

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: