BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

IL-32 é um Marcador Molecular Potencial de Proteção na Tuberculose Humana


Papel da IL-32 na defesa do hospedeiro na tuberculose. Este modelo mostra que a indução de IL-32 por uma via dependente de IFN-gama leva a duas vias distintas em que IL-32 induz aumento da atividade microbiana de macrófagos infectados com Mycobacterium tuberculosis. Os dados do estudo demonstraram que IL-32 pode diretamente induzir a via antimicrobiana dependente de vitamina D. Estudos prévios mostraram ainda que IL-32 induz diferenciação de células dendríticas que por meio de apresentação cruzada ativam linfócitos T CD8+, o que induziria uma resposta antimicrobiana contra o M. tuberculosis. Fonte: Montoya et al., Sci Transl Med, 2014.



Tuberculose é uma doença global que acomete milhões de indivíduos em todo mundo. Entretanto, somente cerca de 10% de indivíduos infectados pelo Mycobacterium tuberculosis desenvolvem a doença ativa.

Pela análise do perfil de expressão gênica no sangue periférico de pacientes com tuberculose, alguns estudos identificaram um grupo de genes capazes de distinguir indivíduos com tuberculose ativa daqueles com infecção latente. Até o momento, a maioria dos estudos identificou genes que estão diferencialmente expressos em doença ativa. Desse grupo de genes, o foco tem sido definir biomarcadores de progressão da doença, onde os genes regulados por interferon do tipo 1 representam uma assinatura gênica relevante. Dessa forma, esse grupo de genes é considerado correlato de risco e patogênese.

Por outro lado, pela escassez de se avaliar com sucesso porque alguns indivíduos estão protegidos pós-imunização e outros desenvolvem a doença, há uma dificuldade de se identificar correlatos de proteção na tuberculose. Cabe ressaltar ainda que fatores que contribuem para a proteção são alvos potenciais promissores para terapias contra o bacilo.

Nesse contexto, em trabalho recente publicado na Revista Science Translational Medicine o grupo liderado pelo pesquisador Robert L. Modlin da Division of Dermatology, David Geffen School of Medicine e Department of Microbiology, Immunology and Molecular Genetics, University of California (UCLA), Los Angeles nos EUA analisou o perfil de expressão gênica de macrófagos do sangue periférico de pacientes com tuberculose ativa e identificou genes correlatos de proteção.

A análise revelou uma associação entre IL-32 e a via antimicrobiana envolvendo vitamina D em uma rede de genes induzida por IL-15 e IFN-gama. A citocina IL-32 induziu peptídeos antimicrobianos dependentes de vitamina D (catelicidina e DEFB4), gerando atividade antimicrobiana in vitro, dependente da presença de níveis adequados de 25-hidroxi-vitamina D. Além disso, a rede de genes de macrófagos induzida por IL-15 foi integrada com comparações pareadas de expressão gênica de cinco grupos diferentes de dados clínicos de tuberculose ativa comparada com tuberculose latente e indivíduos saudáveis.

Em conjunto, as análises identificaram oito genes comuns, incluindo IL-32, como um marcador molecular de tuberculose latente e uma rede gênica induzida por IL-15. Uma vez que a manutenção da infecção latente pelo M. tuberculosis e prevenção de sua transição para doença ativa podem representar uma forma de resistência do hospedeiro, os resultados obtidos identificaram a IL-32 como um marcador funcional e um gene correlato potencial de proteção contra tuberculose ativa, além de ser uma citocina que pode contribuir diretamente também para a resposta do hospedeiro à tuberculose.

Referência

- Montoya D, Inkeles MS, Liu PT, Realegeno S, B Teles RM, Vaidya P, Munoz MA, Schenk M, Swindell WR, Chun R, Zavala K, Hewison M, Adams JS, Horvath S, Pellegrini M, Bloom BR, Modlin RL. IL-32 is a molecular marker of a host defense network in human tuberculosis. Sci Transl Med. 2014 Aug 20;6(250):250ra114. doi: 10.1126/scitranslmed.3009546.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: