BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bolsas de estudos na Alemanha

Para divulgação:

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) comunica a abertura de dois programas de bolsas de estudos na Alemanha: 
Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha DAAD/CAPES/CNPq e Programa de Pós-Graduação EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge).

Doutorado
 Inscrições até 28 de abril
São oferecidas bolsas de estudos para doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. As candidaturas devem ser submetidas via Plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq (http://carloschagas.cnpq.br/). Entre os documentos exigidos estão o projeto de pesquisa científica e a confirmação formal de orientação científica na Alemanha. O início das atividades de doutoramento na Alemanha está previsto para abril 2015.
A lista completa de requisitos e demais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em: http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html

EPOS
O antigo programa Aufbaustudiengänge chama-se agora EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge). Os cursos têm conteúdos relacionados a questões de desenvolvimento sustentável.  Outra novidade é que, a partir deste ano, candidatos e candidatas devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã.
Com o programa EPOS, o DAAD tem o objetivo de oferecer bolsas de estudos para jovens profissionais procedentes e atuantes em países emergentes para diversos cursos de aperfeiçoamento em universidades e universidades tecnológicas (Fachhochschulen) alemãs.
O programa não se destina a recém-formados. É imprescindível a comprovação de dois anos de experiência profissional, após a conclusão da graduação, relacionada ao tema do curso escolhido. 
  


Colaboração: Rafaela Giordano (DAAD)

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: