BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A proteína BLyS e o tratamento do lúpus

Créditos Google


            A proteína BLyS é um membro da família do TNF. Recentemente, foi lançado no Brasil um novo tratamento para o lúpus eritematoso sistêmico (LES). Trata-se de anticorpo monoclonal (IgG1Y) que se liga e inibe a forma solúvel da proteína BLyS. Representa mais um avanço no tratamento de doenças autoimunes.
            Originalmente, a proteína BLyS foi denominada “neutrokine alpha”, mas devido à sua ação agonista para o linfócito B foi chamada BLyS (“B lymphocyte stimulator”). Os modelos experimentais demonstraram que a ausência de BLyS induz marcada redução de células B maduras e, por conseqüência, dos níveis séricos de IgM, IgG e IgA. Em contraste, a superexpressão de BLyS em animais transgênicos resulta em incremento substancial de imunoglobulinas.
            Em pacientes com LES foi descrito há mais de dez anos um aumento em níveis séricos de BLyS. Sabidamente, o LES é um modelo de doença autoimune causada por deposição de imunocomplexos e ativação do sistema complemento. Assim, uma potencial intervenção terapeutica foi vislumbrada com a inibição da ativação de linfócitos B por anticorpos monoclonais anti-BLyS. Em março de 2011 o FDA aprovou o belimumabe para tratamento do LES ativo com anticorpos positivos.  
            Os novos tratamentos para doenças autoimunes tem se pautado na modulação específica do sistema imunológico. As repercussões, além de melhorar os parâmetros inflamatórios e reduzir complicações das doenças, também podem ser negativas. Isto ficou bem evidente com o aumento potencial de reativação de infecções latentes em pacientes que usam anti-TNF. Contudo, as novas terapias com imunobiológicos representam importante ferramentas como alternativa ao uso de imunossupressores convencionais e é grande contribuição proporcionado pela imunologia.

Referências:
1. Belimumab: a technological advance for systemic lupus erythematosus patients? Report of a systematic review and meta-analysis.
Ngianga-Bakwin Kandala,1,2 Martin Connock,1 Amy Grove,1 Paul Sutcliffe,1 Syed Mohiuddin,3 Louise Hartley,1 Rachel Court,1 Ewen Cummins,4 Caroline Gordon,5 Aileen Clarke1
BMJ Open 2013;3:e002852. doi:10.1136/bmjopen-2013-002852

2.  Biologic therapy for autoimmune diseases: an update
Ziv Rosman1, Yehuda Shoenfeld2,3 and Gisele Zandman-Goddard1,3*
BMC Medicine 2013, 11:88

Post do Professor Max Victor Carioca Freitas
Prof Adjunto Imunologia
FAMED - UFC

Comente com o Facebook :

Um comentário:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: