BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O estado de demetilação da região CNS2 do gene FOXP3 regula o fenótipo das nTreg

Há um certo tempo comentei aqui sobre alguns trabalhos que abordavam o grau de acetilação de algumas regiões genicas relacionadas com o Foxp3 e como isso afetava o funcionamento das Treg. (1)
Mais tarde, vimos que alguns estudos com abordagem genômica ampla permitiram identificar associações entre FOxp3 e outras regiões genicas, bem como confirmar o papel de alguns genes importantes na regulação das Treg (2). Inclusive, foi comentado aqui no Blog o papel da epigenética na funcionalidade das células T. (3).


Para complementar esses conceitos, uma revisão (3) publicada agora em Março 21 na Immunity, vem discutir os diferentes mecanismos de regulação epigenética que participam na definição do fenótipo das nTreg e das iTreg, que diferenciam estas células das Tconv.  Alguns trabalhos anteriores, mediante análises genômicas, vêm mostrando várias regiões que apresentam padrões de metilação do DNA ou de modificação das histonas que são diferenciais entre Tconv e células Treg em humanos e camundongos. Estes padrões encontram-se inclusive em regiões não codificantes, como é o caso do Foxp3 conserved noncoding sequence 2 (CNS2), que apresenta uma baixa metilação em nTreg, e que poderia ser determinante pela persistência do fenótipo regulador dessas células (Figura).

Seria interessante ver se os diferentes medicamentos que têm mostrado potenciar/induzir a diferenciação de células Tconv em Treg, agem na metilação/ demetilação dessas regiões do Foxp3, e de que maneira.


Significado funcional de algumas mudanças epigenéticas em Treg. A hipo metilação de DNA foi observada na região CNS2 do gene Foxp3 em células nTreg. Nessa região, vários factores de transcrição (incluindo Ets1, CREB, e o proprio Foxp3) são montados para ativar a expressão Foxp3, independentemente dos estímulos extracelulares, tais como TGF-b. Por outro lado, para as células iTreg, induzidas por TGF-b in vitro, A hipo metilação do DNA não ocorre na região CNS1 nem na região CNS2, já no caso da modificação H3K4me3 da histona, ela é aumentada na região CNS1, onde o Smad3 se localiza e ativa a expressão Foxp3. Após a remoção do TGF-b, porém, a expressão de Foxp3 não é mantida nestas células iTreg. Immunity, Volume 38, Issue 3, 414-423, 21 March 2013.



Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: