BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Alexander Von-Humboldt Foundation na minha vida.




Aproveito a oportunidade para relatar para outros jovens e experientes cientistas sobre as maravilhas que a Fundação Alexander Von-Humboldt (AvH) fez por pela minha vida acadêmica e pessoal.

No final deste mes de Abril eu completo os 24 meses da minha bolsa Georg Forster Research Fellowship for Postdoctoral Researchers, oferecida pela AvH. Foi um período excepcional na minha vida, tanto pessoal quanto profissional.

Atualmente estou no Instituto de Imunidade Inata da Universidade de Bonn.
Universidade de Bonn

Confesso que se você me perguntasse há 2 anos atrás sobre onde fazer um post-doc, eu dificilmente indicaria a Alemanha. Não só porque não conhecia quase nada da ciência feita aqui, como também pensava no desafio da língua, no clima e em vários outros empecilhos. O alemão é de fato uma língua difícil de aprender. Em outra oportunidade posso escrever sobre como foi a decisão de vir para a Alemanha, mas posso dizer agora que foi uma excelente escolha.

Uma vez que decidi vir para a Alemanha para um post-doc, apliquei, a pedido de meu chefe aqui, para uma das bolsas da AvH. Processo que hoje pode ser feito pela Capes através da nova parceria Capes-AvH.

No meu caso, levou cerca de 6 meses para obter uma resposta. No entanto, uma vez aprovada a sua aplicação, você se torna um Humboldiano e passa a fazer parte de uma família muito especial. As bolsas da AvH são bastante prestigiadas e um número significativo de cientistas laureados com o prêmio Nobel são Humboldianos. No mês passado, um Humboldiano se tornou o novo  secretario de energia no gabinete do presidente Barak Obama. Ernest Moniz foi o segundo Humboldiano a ser nomeado para um cargo no gabinete do presidente.

Desde o anúncio de que eu havia sido selecionado, a AvH fez de tudo para que minha vinda e estada na Alemanha se tornasse o mais agradável possível. Eu nunca fui tão bem tratado em toda a minha vida.

Além de uma bolsa de 48 meses, passagens aéreas para o Humboldiano e a família e um auxílio instalação para os primeiros meses da mudança, os benefícios adicionais incluem:

-       Re-entry grant – Finalizado o período da bolsa e a volta do Humboldiano ao seu país de origem, este pode aplicar para um re-entry grant que inclui um ano de bolsa em seu país para ajudar a se estabelecer e iniciar seu grupo de pesquisa.
-      Language Fellowships – A AvH paga para o humboldiano e esposa 4 meses de curso intensivo de alemão no Goethe Institut, uma das mais prestigiadas escolas de alemão;

-       Mobility Allowance – O humboldiano tem direito a um mobility allowance – incluído no valor da bolsa -  para atender a congressos, reuniões, trabalho de campo, visitas a bibliotecas, etc.


-      Marital allowance – No caso da esposa acompanhar o humboldiano para a Alemanha por um período superior a 3 meses (sem interrupção) este pode aplicar para o Marital Allowance e ter um aumento em sua bolsa.

-   Subsidity for host – O orientador que recebe o humboldiano em seu laboratório recebe auxilio mensal para despesas com o projeto, etc.

-       Study Tour: A AvH paga para o Humboldiano e a esposa uma viagem pelas principais cidades da Alemanha para que o humboldiano e sua família conheçam os aspectos culturais, econômicos e políticos do país onde vão morar pelos próximos anos. E você ainda tem a oportunidade de ir a balés, shows e eventos que estiverem em cartaz enquanto você está na cidade. Como se isso não bastasse, através da AvH você tem acesso a áreas especiais em museus e atrações turísticas restritas ao público em geral. Um exemplo foi conhecermos o parlamento em Berlin por dentro. Normalmente os turistas só podem conhecer a cúpula e vê-lo de fora.

-       Annual Meeting - A AvH promove um Annual Meeting onde reúne todos os humboldianos das diferentes áreas do conhecimento em Berlin onde eles tem a chance de interagir, criar e fortalecer colaborações e ainda conhecer o Chanceler ou o presidente da Alemanha.



-       Wine Tastings, concerts, etc. Ainda na tentativa de promover a interação entre humboldianos de diferentes áreas do conhecimento, a AvH promove vários eventos sociais como concertos, passeios de barco pelos rios da região, degustação de vinho em castelos medievais, etc.

-       Once a Humboldian aways a Humboldian – A fundação carrega este lema e trata seus membros como uma grande família. Após o retorno do humboldiano ao seu país de origem, este pode ainda aplicar para auxílios diversos que incluem: grants para projetos, grants para organização de eventos, encontros, workshops, entre outros. Além disso, uma vez estabelecida colaborações duradouras com o seu host na Alemanha o humboldiano pode aplicar para viagens para passar um a dois meses no país nos anos que se seguem. Tudo isso para fortalecer os laços e incentivar a carreira do humboldiano.

Aqui na Alemanha eu vivenciei e aprendi importantes lições que gostaria muito que meu país aplicasse. Mesmo diante da crise na Europa, a Alemanha intensificou os investimentos em pesquisa por saber que este setor da economia não pode fraquejar. O governo alemão oferece por exemplo os Clusters of Excellence - com grants que chegam a 40 milhões de euros para as Universidades montarem grupos de pesquisa de excelencia.

Outro ponto que me chamou atenção é que o país não mede esforços para recrutar grandes nomes da ciência (alemães e de outras nacionalidades) para as suas universidades e não só se preocupa em oferecer salários atrativos, mas com o bem estar geral das famílias dos pesquisadores.

A entrevista de Hannes Leitgeb, um matemático renomado que mesmo após receber propostas da Stanford na Califórnia e Groningen na Holanda, escolheu Munique como sua moradia e local de trabalho retrata bem este cenário. http://www.humboldt-foundation.de/web/kosmos-cover-story-98-2.html

Isso se deve ao fato das universidades alemãs terem compreendido duas regras muito simples:

1) Um profissional só irá trabalhar e produzir bem se estiver feliz no local onde trabalha e vive. Nesse ponto, a família tem grande peso nas decisões de onde o pesquisador vai se estabelecer.

2) A atração de grandes nomes da ciência para a universidade resulta no crescimento desta como um todo, pois atrás destes nomes outros jovens e talentosos cientistas virão.

Os mesmos motivos levaram ao meu chefe o Dr. Eicke Latz se estabelecer aqui após ter seu laboratório na University of Massachusetts Medical School nos EUA.

Para completar, os programas como o Humboldt Professorships financiados pelo Ministério da Educação e os Research Awards oferecidos pela AvH constituem uma adição significativa ao financiamento básico das universidades alemãs.

A decisão de onde fazer um post-doc ou onde se estabelecer é algo muito delicado na vida de um pesquisador e envolve, é claro, questões familiares. Quem entende isso sai na frente. Uma universidade e um país que querem ganhar reputação internacional baseada em pesquisa de primeira classe deve oferecer condições de trabalho comparáveis aos níveis internacionais e flexibilidade no uso do orçamento para recrutar cientistas eminentes. Sonho que um dia nosso país irá se espelhar nestes princípios e fazer de tudo para não só recrutar, mas cuidar dos nossos  talentosos cérebros expatriados.

Enfim, se você é um jovem cientista procurando um local para fazer seu doutorado, ou post-doc, bem como um cientista já experiente procurando uma posição de professor, um sabático, etc, eu recomendo a Alemanha. Programas como os oferecidos pela AvH, o DAAD e outras agências de fomento oferecem bolsas e grants para cientistas em diferentes estágios da vida acadêmica.

Foi pra mim a uma excelente decisão.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: