BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alergias


Alergias são reações imunes descontroladas contra substancias inertes, incapazes de provocar repostas imunes em indivíduos não atópicos. As alergias como por exemplo asma e dermatite atópica estão geralmente associada com países desenvolvidos como os Estados Unidos e Canada. Entretanto, como podemos observar no mapa abaixo, o Brasil apresenta uma alta incidência da doença, com cerca de 10% da população afetada. Isso mostra que fatores ambientais tal como a exposição ao sol (e consequentemente a produção de vitamina D), não são suficientes para explicar a distribuição geográfica de alergias.     


Crianças com dermatite atópica são predispostas ao desenvolvimento de asma ou rinite alérgica quando adultos. Este fato curioso é também conhecido como marcha atópica. Assim, uma serie de estudos estão sendo feitos para entender como alergias que se iniciam na pele quando criança podem ser um fator de risco ao desenvolvimento de respostas alérgicas do trato respiratório. Parece consenso então que as erupções na epiderme aumentam a entrada de alérgenos para dentro da derme, onde um grande numero de células imunes, como células dendríticas, são ativadas, gerando inflamação local e por conseguinte, ativação de células T CD4. Duas importantes citocinas são abundantes no soro de crianças com dermatite atópica, IL-9 e Thymic stromal lymphopoietin (TSLP), sugerindo um papel para estas citocinas no desenvolvimento de alergias. TSLP pode ser liberado por queratinócitos na pele, favorecendo a  ativação de células dendríticas locais. Além disso, TSLP pode diretamente ativar células T naives, promovendo sua diferenciação em células Th2 produtoras de IL-4 e IL-13.  O grupo de Dr. Kaplan e Dr. Zhou mostrou também que TSLP aumenta a ativação de STAT5 e a produção de IL-9 por células Th9. Estas células apresentam uma serie de funções durante respostas alérgicas, como por exemplo a ativação de mastócitos. Assim, a inalação de partículas alérgicas encontradas no ambiente pode desencadear a ativação de células previamente primadas durante o primeiro contato com o alérgeno na pele. Mais estudos são ainda necessários para saber se as alergias são desencadeadas devido a uma predisposição genética para o desenvolvimento de respostas Th2, ou se este tipo de resposta imune pode ser prevenida ainda quando criança através do tratamento da pele com dermatite atópica.  

Interleukin-9 Is Required for Allergic Airway Inflammation Mediated by the Cytokine TSLP. Immunity, 2: 360-372, January 2013.
  

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: