BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 25 de setembro de 2012

MMP -9: controle ou disseminação da Leishmania chagasi?


Produzida por células epiteliais e leucócitos, a metaloproteinase 9 (MMP-9) tem sido cada vez mais estudada devido aos seus importantes papeis no processo inflamatório, tais como: recrutamento de macrófagos, clivagem de receptores de superfícies celulares, remodelamento da matriz extracelular e regulação da expressão de citocinas, podendo ser vista como ponto chave na comunicação da resposta imune e inflamatória. A produção da MMP-9 é regulada por citocinas em macrófagos ativados. Assim, o TNF-α estimula a secreção de MMP-9 nessas células, enquanto INF-g, IL-4 e a IL-10 suprimem essa secreção.

É bem conhecido o papel da MMP-9 em processos patológicos como doenças tumorais e infecciosas, temas esses já discutidos neste blog. Em algumas doenças parasitárias, como na infecção por T. cruzi, P. falciparum e Leishmania sp. a MMP-9 desempenha papel crucial no dano tecidual e na disseminação do parasita. Melo et al., (2011) observaram na leishmaniose visceral canina (LVC), que a elevada produção de MMP-9 promove lesões sistêmicas. Em camundongos infectados com Leishmania chagasi foi observado que a MMP-9 está associada com a necrose de hepatócitos (Costa et al., 2008).  Camundongos vacinados com serina proteinase apresentaram diminuição da atividade da MMP-9, controlando assim a infecção por Leishmania chagasi. (Choudhury et al., 2012).
Por outro lado, dados preliminares de estudos de pacientes com leishmaniose visceral (LVH) atendidos no Hospital universitário da UFS demonstram que a MMP-9 não se associa com a lesão dos tecidos, mas sim com à evolução positiva no curso clínico terapêutico dos pacientes tratados com antimonial pentavalente. Assim, os níveis de MMP-9 se elevaram ao longo do tratamento de pacientes com LVH, e diferente do observado na literatura, os altos níveis de MMP-9 não foram associados com a elevação dos níveis de TGO e TGP. Além disso, os pacientes assintomáticos para LVH apresentaram níveis mais elevados de MMP-9 do que pacientes com infecção ativa.  Neste contexto, questionamos até que ponto o aumento da MMP-9 poderia estar relacionada com a disseminação e dano tecidual na leishmaniose visceral.
Referências:
Melo, GD., Marangoni, NR., Marcondes, M., Lima VMF., Machado, GF. High levels of serum matrix metalloproteinases in dogs with natural visceral leishmaniasis: A preliminary report. The Veterinary Journal. 188 (2011) 243-245.
Choudhury, R., Das, P., De, T., Chakraborti, T., 115 kDa serine protease confers sustained protection to visceral leishmaniasis caused by Leishmania donovani via IFN-! induced down-regulation of TNF- α mediated MMP-9 activity. Immunobiology. doi:10.1016/j.imbio.2012.02.008.

Costa, JD.,  de Melo, CAN., Vermelho, AD., Meirelles, MN., Porrozzi, R. In vitro evidence for metallopeptidase participation in hepatocyte damage induced by Leishmania chagasi-infected macrophage. Acta Tropica. 106 (2008) 175-183.



Priscila Lima, Fabricia Alvisi, Micheli Luize


Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Roque, ótimo post. O antimonial pentavalente não induz MMP9?
    j

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, alguns pacientes utilizaram anfotericina em vez de antimônio e os indivíduos assintomáticos, que não são tratados, também apresentam níveis elevados de MMP-9. Pode ser outro mecanismo.

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: