BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Journal Club Iba: LTis – Construindo e reconstruindo órgãos linfóides

              No Journal dessa semana abordamos as funções recentemente descobertas de um subtipo de células linfóides inatas, as LTis (Lymphoid Tissue inducer cells). Estas células, que tem como principal característica a expressão de RORγt, foram descobertas a cerca de 20 anos e são as principais responsáveis pelo desenvolvimento de alguns órgãos linfóides secundários, como os linfonodos e placas de Payer no feto. Os mecanismos pelos quais esses órgãos são gerados baseiam-se na interação da Linfotoxina α1β2 presente nas LTis com o receptor LT-βR das células do estroma, ativando estas últimas a produzirem quimiocinas, as quais induzem a migração das células imunes para constituir o órgão. Após a formação dos órgãos linfóides, as LTis tornam-se fontes inatas da produção de IL-17 e IL-22. A IL-22 é primariamente associada à manutenção da integridade de barreiras epiteliais e indução de moléculas antimicrobianas inatas. Dessa forma, novos estudos estão demonstrando que as LTis não possuem apenas um papel essencial durante a embriogênese, visto sua associação com reparo tecidual em órgãos como intestino, fígado e pele. Mas teriam elas um papel na regeneração de órgãos linfóides em adultos?

Scandella et al. mostraram um papel essencial das LTis na regeneração do baço em camundongos adultos após infecção viral. Os autores demonstraram que após infecção com o vírus da coriomieningite linfocítica ocorre a morte de células estromais infectadas pertencentes à zona de células T no baço, ocasionando a desestruturação temporal do órgão e consequente perda funcional. Em consequência ao microambiente inflamatório gerado, ocorre proliferação e recrutamento das LTis para o local, que por sua vez, aumentam a expressão de LTα1β2. A interação LTα1β2 - LTβR ativa as células estromais, aumentando a produção das quimiocinas CCL19 e CCL21, favorecendo a migração de células T para o local e a restauração da integridade do órgão de forma semelhante ao que ocorre durante a organogênese dos linfonodos e placas de Peyer. 

Recentemente, Dudakov et. al., exploraram com maiores detalhes a regeneração do timo após irradiação (Figura 1). O timo é um órgão essencial para o desenvolvimento da imunidade adaptativa, particularmente, para o desenvolvimento de células T. Algumas condições podem afetar a função deste órgão, incluindo tratamentos terapêuticos, como quimioterapia e irradiação, além da involução com a idade. Esses fatores predispõem à deficiência imune, aumentando a suscetibilidade a infecções. No trabalho, os autores demonstraram que após lesão tímica, especificamente após depleção de timócitos duplo positivos, ocorre a produção de IL-23 por células dendríticas tímicas estimulando a produção de IL-22 por LTis locais. Essa cascata de eventos induz a sobrevivência e proliferação das células epiteliais tímicas, essenciais ao desenvolvimento dos timócitos. Uma vez que a celularidade tímica é restaurada, a produção de IL-22 é estabilizada. O grupo mostrou ainda uma nova possibilidade terapêutica desta citocina, visto que a administração de IL-22 foi eficaz na regeneração do timo após lesão induzida por irradiação.

Estes mecanismos associados à função restauradora das LTis nos órgãos linfóides em adultos abrem perspectivas do uso clínico destas células em situações nas quais ocorre perda da integridade física e funcional desses órgãos, sejam elas causadas por infecções ou por lesões químicas e/ou físicas.

Figura 1. Esquema representativo da função das LTis na regeneração tímica.

Post de Milena Sobral, Luana Soares e Thaís Bertolini

Nat Immunol. 2008 Jun;9(6):667-75.
Science. 2012 Apr 6;336(6077):91-5.
Science. 2012 Apr 6;336(6077):40-1.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: