BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 8 de junho de 2010

Um Simpósio Sul de Imuno de Sucesso!

O III Simpósio Sul de Imunologia, em Curitiba, foi realmente um sucesso, atraindo um público grande e jovem ao divulgar a pesquisa em imunologia feita no Brasil. Este Simpósio foi realizado principalmente pelo Dr. Juliano Bordignon/ICC e contou do apoio do Prof. Phileno Filho/UEL. Foram 200 escritos de 20 cidades e 5 estados brasileiros. A SBI teve mais de 10 inscrições de novos sócios neste evento.

Tivemos um painel variado de palestrantes, mostrando tanto a criatividade dos pesquisadores como a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvida no país, e especialmente no sul do Brasil, onde os grupos estão emergindo e tentando se consolidar.

Foi um evento de três dias (26-28/05). No primeiro dia, os mini-cursos para os estudantes ministrados pelos Prof. Moisés Bauer/PUC, Aguinaldo Pinto/UFSC, Phileno Filho/UEL e Edna Reiche/UEL. Houve um grande interesse pelos alunos nos cursos pré-congresso oferecidos e continuaremos a ofertar esta modalidade nos próximos eventos.

À noite, o prof. Barral proferiu uma excelente palestra demonstrando uma pesquisa árdua e de qualidade na área de imunorregulação em malária, demonstrando que o investimento de anos do seu grupo.

No segundo dia, o destaque foi a aula ministrada pelo Prof. Savino. Sem palavras! Tenho certeza que muitos alunos iniciando sua carreira científica naquele evento, gostaria de investigar os mecanismos de migração e interação de linfócitos no timo após a palestrado Prof. Savino. Durante o dia algumas mesas redondas como a de inflamação, mostraram inúmeros jovens professores realizando pesquisa de qualidade em condições adversas de financiamento.

Particularmente interessante, o terceiro dia contou com a sessão "Imunologia do Futuro", em que alunos de diversos niveis apresentaram seus projetos e resultados, indicando que em alguns anos haverá sim expansão significativa da Imunologia no sul.

Outros palestrantes como os Profs. Cristina Bonorino/PUC (DCs e câncer), Edécio Cunha-Neto/Incor (Vacina contra HIV), Maurício Rodrigues/Unifesp (Vetores vacinais e imunodominância em T. cruzi) e Anderson Nunes/USP (Imunoma de saliva de invertebrados) brilharam com palestras e dados interessantíssimos.

Fica aqui registrado também o trabalho de altíssimo nível realizado pelo grupo liderado pelo Prof. João Viola/INCA, que investiga os mecanismos de interações de novas moléculas com os fatores de transcrição NFAT utilizando two hibrid assays, mutagênese sítio-dirigida, etc. (Mas KO mesmo, infelizmente tem que ser lá fora, né João?!)

A ótima palestra de encerramento foi proferida pelo prof. João Santana/FMRP-USP, que mostrou seus novos dados sobre a influência do eixo IL-17/Th17 no curso da infecção pelo T. cruzi, dentre outros dados retirados da cartola. Logo após a discussão, foram sorteados livros de imunologias e uma inscrição para o Congresso da SBI 2010 para os estudantes que compareceram.

Fotos e filmes do III SSI, que contaram com a colaboração do Itamar/ICC, estarão disponíveis em breve no www.ssi.ufsc.br

Já temos planos para o IV Simpósio, que será realizado em Gramado, e deve enfatizar mais ainda a interação entre esses jovens talentos, estudantes e pesquisadores. Mas antes disso, no vemos no IMUNOTCHE.

Grande abraço,

André.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar todos os organizadores do III SSI pelo excelente nível do simpósio, o que já não é novidade ao longo dos anos. Fica também uma mensagem de incentivo para que as outras regionais da SBI também tenham a mesma iniciativa, o que enriqueceria muito a integração da imunologia nas outras regiões brasileiras. Joao Viola.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado João. Realmente seria interessante tentar sanar algumas deficiências regionais com micro-eventos como este. Abraços, André.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: