BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 12 de junho de 2010

Suscetibilidade Genética a Doenças Infecciosas


A revista New England Journal of Medicine publicou recentemente um trabalho muito interessante do grupo de autores liderado por Adrian Hill (University of Oxford) em colaboração com o Genome Institute of Singapore. Os autores testaram a associação entre polimorfismos do CISH (que quer dizer “Cytokine-Inducible SRC Homology 2 (SH2) domain protein”), e três das mais importantes doenças infecciosas do mundo, a bacteremia, a tuberculose e a malária. A justificativa para o estudo deste polimorfismo é fundamentada pelo fato que as respostas imunes mediadas pela IL-2 são fundamentais para uma adequada defesa do hospedeiro contra diversos patógenos. O CISH é um supressor da sinalização induzida por citocinas e controla a sinalização da IL-2.

Para testar esta associação, os autores realizaram um estudo de caso-controle utilizando amostras de sangue de 8.402 indivíduos recrutados em várias localidades (Gâmbia, Hong Kong, Kênia, Malauí e Vietnã). O estudo descreve fortes associações entre variantes alélicas de múltiplos polimorfismos do CISH e uma maior suscetibilidade às diferentes doenças infecciosas estudadas nas diversas populações. Dentre os diversos polimorfismos, cinco SNPs mostraram maior relevância, cada um em uma população de uma região diferente. Assim, os SNPs no lócus do CISH mais importantes foram os das posições -639, -292, -163, 1320 e 3415. Quando estes cinco SNPs foram considerados em conjunto em um escore de SNP elaborado pelo grupo, a associação com a suscetibilidade à cada uma das doenças estudadas mostrou-se significativa (P=3,8 x 10-11 para todas as comparações). Por fim, o trabalho mostra que risco global de um dessas doenças infecciosas foi aumentado em pelo menos 18% entre pessoas que apresentam os estes alelos variantes CISH.

Estes resultados sugerem fortemente que os genes moduladores da sinalização induzida por citocinas têm um papel muito relevante contra várias doenças infecciosas.

Trata-se de um grande estudo com importante poder estatístico que vale a pena ser lido.

Acesse o trabalho aqui.

Artigo: Khor CC et al. CISH and susceptibility to infectious diseases. N Engl J Med 2010 3;362(22):2092-101.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: