BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A ciência Brasileira perde um de seus principais virologista com o falecimento do Dr. Hermann Schatzmayr.




A ciência Brasileira perde um de seus principais virologista com o falecimento nesta segunda-feira, dia 21 de junho, do virologista Hermann Schatzmayr. Dr. Schatzmayr era Pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e Pesquisador 1 A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Hermann foi sócio fundador e o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.

Dr. Schatzmayr fez inúmeras contribuições seminais a virologia brasileira traduzida na publicação de mais de 200 artigos científicos e orientação de cerca de 40 alunos entre mestrado e doutorado. Hermann iniciou seus estudos em virologia durante a pandemia de gripe de 1957-8 no Rio de Janeiro, e participou ativamente dos esforços de erradicação da varíola e de combate à poliomielite no país. Especial destaque para os estudos do Dr. Schatzmayr em dengue, onde junto com sua equipe, foi o responsável pelo isolamento dos vírus do dengue 1, 2 e 3 no Brasil.

Recentemente, Dr. Schatzmayr lançou o livro A virologia no estado do Rio de Janeiro –uma visão global, onde apresenta uma perspectiva global e histórica desse campo de pesquisa, desde seus primeiros fatos registrados até as epidemias recentes que está disponível na íntegra para download aqui.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: