BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quantificação de Linfócitos T CD8 de Memória revelam Regionalização da Imunovigilância

Figura: Novo modelo proposto para imunovigilância no hospedeiro – A maioria dos compartimentos, incluindo órgãos sólidos e espaços vasculares são patrulhados por populações residentes de linfócitos T CD8 que permanecem localizados dentro desses sítios. O número de células residentes é subestimado pelos ensaios imunológicos padrões e indica que a imunovigilância exercida pelos linfócitos T CD8 de memória é altamente regionalizada. Fonte: Steinert et al., 2015. Cell.

A imunização gera diversas subpopulações de linfócitos T de memória que diferem segundo suas propriedades migratórias, distribuição anatômica e, consequentemente, sua acessibilidade de investigação. Em edição recente da revista Cell, o grupo liderado pelo Dr. David Masopust do Department of Microbiology e Center for Immunology da University of Minnesota nos Estados Unidos demonstrou que ao contrário de dados previamente descritos, uma subpopulação de linfócitos T CD8 de memória considerada minoritária em tecidos periféricos, denominada de linfócitos T de memória residentes, foi dramaticamente subestimada até o momento. Dessa forma, os modelos atuais de imunidade protetora requerem revisão.

Memória de linfócitos T CD8 protege o hospedeiro contra patógenos celulares por meio da varredura de moléculas de superfície de suas células. Dessa forma, o ritmo de detecção da infecção depende do número de células de memória e de sua distribuição. Além disso, análises de subpopulações celulares dependem do isolamento celular de orgãos inteiros e sua interpretação é baseada na premissa de que esse isolamento é capaz de recuperar completamente os tipos celulares presentes.

As subpopulações celulares de memória são subdivididas em subpopulações de memória central, efetora e residente, que são definidas por meio de padrões de imunovigilância, mas que na prática, são identificadas por marcadores fenotípicos. Assim, os autores do trabalho testaram a validade dos modelos propostos de diferenciação de células T de memória e sua distribuição frente à infecção murina pelo vírus da coriomeningite linfocítica. Os dados foram analisados por citometria de fluxo e por microscopia de imunofluorescência quantitativa, a partir de uma população murina de linfócitos T CD8 de memória dos camundongos infectados.

Os resultados revelaram alguns achados principais: o isolamento de linfócitos não foi capaz de recuperar a maioria das células, sendo preferencialmente recuperadas certas subpopulações. Esse isolamento subestimou ainda o número de linfócitos T CD8 de memória em tecidos não linfoides, que juntamente com as células T CD8 de memória que circulam no sangue, superaram o número das células presentes nos órgãos linfoides; na ausência de inflamação, a imunovigilância realizada por células T CD8 de memória central e efetora em tecidos não linfoides foi mínima; células residentes foram a população majoritária nos órgãos não linfoides em comparação com as células recirculantes e as subpopulações de células de memória migraram para o sítio inflamatório de forma distinta daquela previamente hipotetizada pelos padrões de migração.

Os resultados do estudo propõem um modelo revisado de imunovigilância que destaca a existência de grande número de células T CD8 de memória sítio-localizadas. Populações diferentes de células T CD8 de memória patrulham nichos anatômicos distintos que formam uma rede imunológica integrada para proteger o hospedeiro de reinfecções. Além disso, cabe ressaltar, que a maioria do patrulhamento do hospedeiro é realizada por populações abundantes de células T CD8 de memória regionalizadas e que não recirculam. Ao invés disso, permanecem confinadas dentro de compartimentos anatômicos específicos.

Referências:
- Steinert EM, Schenkel JM, Fraser KA, Beura LK, Manlove LS, Igyártó BZ, Southern PJ, Masopust D. Quantifying Memory CD8 T Cells Reveals Regionalization of Immunosurveillance. Cell. 2015 May 7;161(4):737-49. doi:10.1016/j.cell.2015.03.031.


- Gerlach C, Loughhead SM, von Andrian UH. Figuring fact from fiction: unbiased polling of memory T cells. Cell. 2015 May 7;161(4):702-4. doi: 10.1016/j.cell.2015.04.038.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: