BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Uma valiosa ferramenta para Educação em Imunologia para leigos: O Seu Incrível Sistema Imune

Minha experiência pessoal no Dia da Imunologia
Autor: João Carmo, biomédico e professor do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

A EFIS (Federação Europeia das Sociedades de Imunologia) traduziu o livro "O Seu Incrível Sistema Imune - Como Ele Protege Seu Corpo" do japonês para o inglês e o distribuiu às crianças e leigos europeus para o Dia Internacional da Imunologia (DI) de 2009. Desde então, a sociedade recebeu vários pedidos de imunologistas, organizações de pacientes, instalações educacionais e leigos de todo o mundo, pedindo o livro em sua própria língua. 

Procurando novas formas de financiamento para pesquisa, publicação e divulgação científica no Brasil,  - encontrei o link http://www.dayofimmunology.org/the_book e esta chamada no site da EFIS, em 2011: “Quem estiver interessado em traduzir e publicar o livro em outras línguas tem que passar por esta chamada para se qualificar para o apoio EFIS e deve aceitar todas as condições e termos incluídos que foram negociados entre EFIS e Yodosha [editora japonesa]. Para garantir uma boa qualidade de tradução, cada candidato terá de encontrar um tradutor adequado para a revisão da versão do inglês para sua língua e deve selecionar pelo menos 3 imunologistas profissionais que concordem em supervisionar a tradução e aprovar a versão final.”


Capa do livro “O Seu Incrível Sistema Imune -
Como Ele Protege o Seu Corpo”
(“Your Amazing Immune System 

– How it Protects Your Body”). 

Depois de passar por um processo seletivo rigoroso em 2011, este professor que vos escreve foi aprovado unanimente pelo quadro de diretores da EFIS (que inclui o pesquisador mundialmente famoso, Dr Stephen Kaufmann, então presidente, com mais de 700 artigos originais e de revisão publicados); e da Sociedade Japonesa de Imunologia (JSI), detentora dos direitos autorais no mundo, para traduzir e distribuir o livro no Brasil.
Para nossa alegria, até agora muitos imunologistas já manifestaram seu interesse em realizar outras traduções! Em 2012 o livro foi divulgado pela 1ª vez na língua portuguesa, com apoio da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) em seu blog (http://blogdasbi.blogspot.com.br/2012/09/divulgacao-do-livro-o-seu-incrivel.html) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), do qual fui Pesquisador em 2007
(http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/o_seu_incri__vel_sistema_imune.pdf).

O sucesso do projeto depende de imunologistas locais ativos, para manter a alta qualidade do livro, bem como sua distribuição eficiente (por exemplo, através de bibliotecas, escolas, exposições). O livro está disponível em catalão, estônio, alemão, grego, italiano, húngaro, francês, russo, português brasileiro e estará disponível em pelo menos 8 outras línguas em breve (holandês, turco, hebraico, farsi, bósnio, etc).

Nesse contexto, fizemos parceria com o Projeto Imunologia nas Escolas do Instituto de Investigação em Imunologia (iii) da USP, em colaboração com docentes, pesquisadores e pós-graduandos do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), FIOCRUZ, em Salvador-Bahia e celebramos o DI em Salvador em 2014, levando estudantes de 1º e 2º grau para visitas e palestras no CPqGM. Muitos deles tiveram seu 1º contato com a ciência prática e começaram a desenvolver projetos de pesquisa científica. 

Em Porto Nacional, fizemos camisetas com a capa do livro na frente e a data do evento nas costas, e as distribuímos no Instituto. A divulgação do livro continua durante a Semana Acadêmica de Enfermagem (SAENF) 2015, para a qual fui convidado a fazer a distribuição local do livro. Esperamos ampliar o sucesso agora no Estado do Tocantins com a criação da Liga Acadêmica de Imunologia no ITPAC, com o intuito de trabalhar pela Educação e Divulgação Científica em Imunologia e pela melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade tocantinense, tão carente de acesso à educação. Devido ao sucesso da divulgação do livro, já recebemos pedidos de alunos interessados em participar da Liga e/ou fazer estudos de Iniciação Científica e Extensão Universitária à comunidade. Algumas traduções já estão disponíveis para download no www.interactive-immunity.org e aqui.

Clique aqui para acessar a versão 2015 do livro.

Parte deste texto foi publicada originalmente em http://www.itpacprto.com.br/noticia.aspx?noticia=710, para os eventos do dia 29 de abril de 2015.


Prof. Dr. João Paulo M. Carmo
Biomédico Imunologista, CRBM 7619
Professor de Biologia Molecular, Genética (Medicina) e TCC2 (Enfermagem e Medicina)
Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
ITPAC - Porto Nacional, Tocantins, Brasil

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: