BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Mais um belo evento dos alunos para os alunos!


Final se semestre, todos cansados, e ainda assim a presença dos estudantes foi marcante no III Encontro Anual da Pós-Graduação em Imunologia do ICB/USP. O evento foi realizado ontem e hoje no ICB4 da USP, essencialmente organizado pelos estudantes de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Imunologia do ICB/USP. 

A programação contou com apresentações orais e em forma de pôster realizadas pelos estudantes vinculados ao programa. Ontem houve uma discussão sobre experimentação animal e como lidar com a opinião pública, atividade coordenada pelo Prof. Anderson Sá Nunes, do próprio ICB/USP.  Hoje, além de palestras cientificas, ocorreu uma discussão rica acerca de aspectos específicos da carreira acadêmica e da Pós-Graduação. Foi uma mesa coordenada pelo doutorando Henrique Borges, que contou com a minha participação, e dos docentes Alexandre Steiner (ICB/USP) e Sandro Marana (IQ/USP). Foram discutidos aspectos importantes acerca da qualidade e avaliação da produção cientifica nas Universidades Brasileiras, Internacionalização e Pós-Doutoramento no exterior. A participação discente foi intensa e eu parabenizo o Programa de Pós-Graduação e os estudantes que se engajaram em uma atividade tão importante para a formação dos pós-graduandos e que gera reflexões relevantes para o futuro da comunidade cientifica brasileira. 

Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Dario, sua presença foi essencial, obrigada em nome de todos os alunos. As discussões desses assuntos com diferentes grupos só tem a contribuir para nossa formação e para melhorar a qualidade da Ciência no Brasil.
    Esther Florsheim

    ResponderExcluir
  2. Olá Dario, muitíssimo obrigado pela sua participação!! Como a Esther falou acima, sua presença foi fundamental para que as discussões corressem de uma maneira ótima, com participação dos alunos, e trazendo uma perspectiva diferente para a mesa de debates (aliás, agradeço a todos os participantes, o Dr. Sandro Marana e o Dr. Alexandre Steiner, assim como, no primeiro dia, o Dr. Gustavo Amarante-Mendes e o Dr. Anderson Sá Nunes, por nos trazerem visões interessantíssimas acerca dos assuntos discutidos). Acredito ser muito importante trazer essas discussões para os alunos de pós-graduação, uma vez que, ao menos em minha visão, parece ser tão raro que nós (os alunos) estejamos a par de certos assuntos, em especial sobre nossa própria formação, para que não continuemos, no geral, pensar (ou serem levados a pensar...?) da forma como você exemplificou na mesa ontem : "agora sou cientista, vou pra bancada, escrevo e pronto!"
    Henrique Borges da Silva

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal! Eu também curti participar do evento!
    Grande abraço,
    Dario.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: