BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação (9/10/2013)

Acabei de receber este convite do DAAD e estendo a todos os interessados:

Caros DAAD-Alumni,

O Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) convida para o 
2º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, sob o título “Transformações sociais: Os desafios para a pesquisa científica”.

Com palestrantes do Brasil e da Alemanha, o evento terá dois painéis: “Espaço público, mobilidade, inovação social” e “Transformação demográfica – desafios e oportunidades em sociedades em envelhecimento”. O evento acontece no dia 9 de outubro, na Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, em São Paulo, a partir das 9 horas.

O Diálogo deste ano faz parte da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014. Reunindo renomados cientistas, acadêmicos e profissionais de inovação, brasileiros e alemães, o segundo Diálogo será composto por dois painéis com temas atuais e transdisciplinares.
No primeiro painel - “Espaço público, mobilidade, inovação social” – serão examinadas essas três características da cidade contemporânea. A configuração do espaço público e sua interação com o espaço privado, meios de transporte mais eficientes e sustentáveis, bem como a noção de mobilidade não só como conquista física, mas também como possibilidade de ascensão ou declínio social são alguns dos temas que serão tratados no painel.
No segundo painel – “Transformação demográfica” – serão discutidos os processos de envelhecimento que afetam as sociedades e os desafios frente a essa contínua mudança na estrutura populacional.  Aspectos sócio científicos no que diz respeito aos sistemas de previdência e de assistência sociais, questões tecnológicas da pesquisa em inovação e progressos médicos para a frequentemente citada ‘vida independente na velhice’ serão tratados em duas rodas de discussões.
Para encerrar a programação, será realizado um debate entre todos os participantes. Durante todo o evento, os representantes das instituições alemãs, sobretudo os membros do DWIH estarão à disposição para contatos com os representantes e pesquisadores de instituições brasileiras, promovendo um diálogo institucional Brasil-Alemanha.
Saiba mais sobre os palestrantes e os seus temas na Initiates file downloadprogramação do evento e preencha Opens external link in new windowaqui o formulário de inscrição para participar no evento.

Clique no link bit.ly/dialogo2013 
para mais informações e inscrição ou acesse http://dwih.com.br/index.php?id=182&L=1&tx_ttnews[tt_news]=406&cHash=dd5dce63ba2d5ab5e05082e9eabd181f.
________________________________________________________________________


O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, www.daad.org.br) e a DFG (Fundação Alemã de Pesquisa, www.dfg.dewww.dfg.de/en/magazine/research_careers) participaram do XXXVIII Meeting da Sociedade Brasileira de Imunologia e 11o Congresso Internacional de Inflamação, ocorrido em Natal, Rio Grande do Norte, de 21 a 25 de setembro passados. O DAAD é a maior organização mundial promotora de intercâmbio acadêmico de estudantes, professores e pesquisadores. Desde sua refundação, em 1950, o DAAD fomenta a internacionalização das universidades (tema muito em voga no Brasil recentemente, principalmente a USP) alemãs, promove o ensino da língua alemã no exterior e da política universitária, científica e de desenvolvimento da Alemanha. No Brasil, é representado pelo escritório regional do Rio de Janeiro desde 1972 e também conta com um centro de informação (IC) em São Paulo desde 2001. Enquanto o DAAD oferece bolsas de graduação e pós-graduação, a DFG está mais focada em promover a carreira de jovens cientistas, incluindo pós-doutorandos. 

Colaboração: Rafaela Giordano (DAAD-RJ)

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: