BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Journal Club - Iba: Células Natural Helper no pulmão: boas ou ruins?


Possível mecanismo de ativação da célula Natural Helper por alérgeno (papaína) levando a uma resposta alérgica (Halim et al 2012a).

Células linfóides inatas (ILCs) são um grupo heterogêneo de células que, de maneira dependente do fator de transcrição Id2, são originadas a partir de um progenitor linfóide comum hematopoiético. Tais células podem ser classificadas em três grupos dependendo das citocinas que produzem e às quais respondem. No primeiro grupo estão presentes células que respondem às citocinas IL-7 e IL15 produzindo IFN-g; células tais como Nuócitos, Natural Helper Cells (NHC) e ILC pulmonar ou intestinal, que produzem IL-5, IL-13 e amphiregulin em resposta a IL-2, IL-7, IL-25, IL-33 e TSLP (linfopoetina estromal tímica) pertencem ao segundo grupo; e no terceiro grupo encontramos células que expressam RORgt e produzem IL-17 e IL-22 em resposta a IL-2, IL-7 e IL-23. As citocinas que são reconhecidas pelas ILCs e induzem sua diferenciação são produzidas por células epiteliais de diversos órgãos como intestino, pulmão, rins e fígado, e esse reconhecimento leva ao início de uma resposta inflamatória contra helmintos, bactérias, vírus e reação alérgica.
 
Recentemente, Halim e colaboradores (Halim et al 2012b) demonstraram que o fator de transcrição RORa é essencial para a diferenciação de NHCs produtoras de IL-5 e IL-13 e que esse tipo de ILC, independentemente de células T, é fundamental para uma resposta inflamatória contra alérgenos que causam dano epitelial. O grupo mostra que camundongos deficientes de RORa possuem um número reduzido de NHC na medula óssea, pulmão e intestino e, nesses animais, essas células falham em produzir IL-5 quando estimuladas com IL-25 in vitro. A importância das NHC no aumento da resposta alérgica é demonstrada com o uso de camundongos deficientes dessas células que, quando em contato com papaína, apresentam uma diminuição na eosinofilia e produção de muco no pulmão. Certamente muitas peculiaridades sobre as ILCs ainda não estão claras, mas até o momento tudo indica que quando o alérgeno é do tipo protease que causa lesão tecidual, a grande vilã da história é a célula Natural Helper.

 

Post de Maria Cláudia da Silva e Éverton Padilha

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: