BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais um inflamassoma independente de caspase-1



SEM de Candida albicans e um macrófago murino,
Fonte: http://www.ucm.es/info/candida/

Pois é, parece que “noncanonical caspase-1-independent inflammasomes” está mesmo na moda!

No volume de Janeiro da Nature Immunology (aqui), foi publicado um artigo que reporta a existência de um novo inflamassoma que ativa caspase-8 em resposta a infeção por fungos e por micobactérias.

Esse inflamassoma foi reportado em células dendríticas humanas e seria iniciado pelo receptor de superfície dectin-1, que utiliza a proteína kinase Syk para estabelecer um complexo proteico formado por CARD9, Bcl-10 e MALT1, que posteriormente agrega também pro-caspase-8 e a proteína adaptadora ASC. Uma vez formado esse inflamassoma, a caspase-8 ativa processa a pro-IL-1β liberando a forma ativa da citocina.

É interessante que todo esse processo é independente de NLRP3 e de caspase-1 e também não requer a internalização do patógeno. Funciona em resposta a diversas especies de Candida e Aspergillus fumigatus. Para Mycobacterium tuberculosis o inflamassoma mais importante parece ser o canônico contendo caspase-1; em contrapartida, para M. leprae, esse inflamassoma não-canônico formado por caspase-8 parece ser crucial.


Vale ressaltar que todos os dias respiramos milhares de células de fungos ambientais que nem causam doenças. Diante disso, será importante compreender porque o sistema imune foi selecionado para ativar uma resposta tão severa frente a micróbios não patogênicos; já que esse inflamassoma é ativado de maneira independente de internalização, destruição de membranas, alteração de fagossomas, etc. Será que in vivo esse inflamassoma realmente responde a micróbios ambientais? Quais foram as pressões seletivas para o estabelecimento disso? Bom, como sempre: to be continued...

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: