BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Princípio da incerteza em interações imunológicas

Florianópolis. Provavelmente você viu esse título e pensou ter entrado num Blog de física. Não, você está no blog da SBI.

A regulação das respostas imunológicas, se transferimos para uma visão meramente física, nada mais é que um complexo sinal de integração de máquinas, onde tomada de decisões se misturam com informações moleculares provenientes de múltiplas fontes. O princípio da incerteza descrito por Heisenberg se aplica aos processos imunológicos observados por nós? Tanto a descrição quanto a compreensão do processo decisório de linfocitos dentro do contexto dinâmico deste torvelinho multifacetado da interação de linfócitos (e outras células do SI) parecem realmente muito complicadas. Duas redes principais podem ser aplicadas para descrever esses fenômenos: a determinística e outra probabilística. Gostaria de indicar esta revisão, que trata dos campos probabilisticos em física para aplicar ao campo da Imunologia. Além disso, indico uma outra revisão , publicada pelo Ruslan, que trata de hubs utilizados por patógenos que demonstrar os modelos de rede em escala descrito nas ciências exatas anteriormente. Será que a teoria do tudo procurados por físicos e matemáticos descreverá também os fenômenos imunológicos?

Literatura sugerida
1. Hodgkin PD. A probabilistic view of immunology: drawing parallels with physics. Immunol Cell Biol. 2007 Jun;85(4):295-9. Epub 2007 Apr 24.

2. Brodsky IE, Medzhitov R. Targeting of immune signalling networks by bacterial pathogens. Nat Cell Biol. 2009 May;11(5):521-6

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Sempre imaginei como poderíamos transpor teorias físicas e conceitos de incerteza para linfócitos dando "beijo da morte" nos linfodos. Valeu. Pensa que não tenho acesso a essa revisão de Hodgkin. Poderia me enviar?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo.

    Realmente é uma área intrigante que acredito não haver muita gente com conhecimento para discutir, imaginar, elaborar e propor teorias novas em relação a esse tipo de assunto na Imunologia (e outras áreas biológicas de um modo geral). Como sempre, estamos no limbo da discriminação do prório-não-próprio (mencionado recentemente pelo Prof. Vaz em post neste Blog) e esquecemos que há outras maneiras de interpretar observações biológicas. Leia também "Uma nova história do tempo" by S. Hawking & L. Mlodinow) para complementar alguns conceitos (para leigos, é claro ;-)

    Posso te passar o paper, favor enviar seu contato para abafica@ccb.ufsc.br

    André

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: