BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parasitos ajustam o relógio biológico do hospedeiro

Post por Fredy RS Gutiérrez

Faculdade de Medicina
Universidade Antonio Nariño
Bogota, Col
ômbia


As características clínicas da malária, com ciclos de febre e hemólise, sugerem que existe um tipo de “sincronia” na fisiopatologia desta infecção. Contudo, ainda restam dúvidas sobre quais são os mecanismos que o parasito utiliza para manter essa precisão no tempo. Trabalhos anteriores sugerem que uma produção cíclica de melatonina por parte do hospedeiro poderia induzir tal sincronismo.

O estudo de Aidan J. O'Donnell e colaboladores na revista Proceedings of the Royal Society of Biological Sciences, mostra de uma maneira muito simples que o Plasmodium chabaudi é capaz de detectar o ciclo circadiano do hospedeiro, levando a um aumento na proliferação do parasito. A manipulação experimental do ciclo circadiano de animais previamente infectados ou receptores de formas infectantes leva a redução dos níveis de parasitemia.

Longe de mostrar o mecanismo pelo qual tudo isso acontece, o trabalho nos leva a uma pergunta interessante: Qual o potencial reflexo deste fenômeno no esquema terapêutico contra a malária? A resposta parece estar, mais uma vez, na neuroimunologia, que ainda permanesce como uma disciplina pouco explorada, e que poderia prover metodologias adequadas para revelar mais detalhes sobre esta fascinante interação entre o parasito e seu hospedeiro.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: