BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 27 de maio de 2010

“Assinatura” molecular do linfócito TCD8+ como biomarcador para doença auto-imune


A Nature Medicine publicou há pouco um artigo bastante interessante indicando que a “assinatura” transcripcional do linfócito T CD8+ pode prever o prognóstico em doença autoimune (A CD8+ T cell transcription signature predicts prognosis in autoimmune disease). 
A busca de biomarcadores passa por uma fase de grande atividade devido ao advento de várias metodologias e técnicas que permitem a detecção de moléculas em misturas complexas, mesmo que as moléculas de interesse estejam em baixa concentração. Também contribui para o interesse na área o seu grande potencial comercial.
Uma das áreas interessantes é a de biomarcadores baseados em expressão-gênica. Não tinha visto ainda esta abordagem em células TCD8+. Os autores identificam dois subgrupos capazes de prever o prognóstioc de longo prazo em duas doenças auto-imunes: lupus eritematoso sistêmico e na vasculite associada ao ANCA - anticorpo citoplasmático anti-neutrófilo.
O grupo com pior prognóstico tem uma frequencia elevada de genes envolvidos na via do receptor de IL-7 (IL-7R) e na sinalização pelo receptor da célula T (TCR). Além disto, este grupo está associado a uma maior expansão de células TCD8+ de memória.
Dois aspectos interessantes: a purificação dos linfócitos CD8+ permite uma melhor análise pela redução do ruído e os dois subgrupos em relação ao prognóstico podem ser identificados pela avaliação da expressão de apenas três gens.
Parece bastante promissor. Será esta uma das vias para definição de terapia individualizada?
Nature Medicine 16, 586–591 (2010) doi:10.1038/nm.2130

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: