BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 7 de novembro de 2015

Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro

Segundo as Diretrizes Nacionais da Sociedade Brasileira de Diabetes (aqui), para o período 2014-15, o Brasil e o mundo passam por uma epidemia de diabetes. Estima-se que haja atualmente mais de 380 milhões de diabéticos no mundo, e este número tende a atingir 471 milhões até 2035, caso nada seja feito como medidas de prevenção, diagnóstico e melhoria de acesso ao tratamento. Nesse contexto, A ONU é a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter essa epidemia global que ameaça o avanço econômico, já que ceifa vidas em seus momentos mais produtivos, ou seja, entre os 45-60 anos de idade, e que causa tanto sofrimento não só aos pacientes como também às famílias.
O número de indivíduos diabéticos está aumentando em virtude do crescimento e do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da crescente prevalência de obesidade e sedentarismo, bem como da maior sobrevida de pacientes com DM. Quantificar a prevalência atual de DM e estimar o número de pessoas com diabetes no futuro é importante, pois permite planejar e alocar recursos de forma racional.

No Brasil, mais de 14 milhões de pessoas possuem diabetes (ou seja, mais do que uma população inteira da cidade de São Paulo), mas mais de 30% deles não sabem, devido ao seu caráter crônico, no caso do diabetes tipo 2. 

Porém, a diabetes tipo 2 e as complicações da diabetes tipo 1 são preveníveis com a realização de exercícios físicos, uma dieta saudável, objetivando perder peso ou evitar ganhos. Uso de cigarro e álcool em excesso também devem ser evitados, para reduzir os riscos associados à hipertensão arterial (produtos do cigarro são vasoconstritores, dentre outros efeitos), esteatose hepática (que se não evitada pode evoluir para cirrose) e doenças cardiovasculares, além de outras complicações.

Dando início às atividades do Dia Mundial do Diabetes (embora eu prefira dizer "Dia Contra ou de Combate ao Diabetes), dia 14 de novembro próximo, a FAPAC-ITPAC Porto Nacional, Tocantins, realizou o Segundo Ciclo de Debates "Abordagem Interdisciplinar em Enfermagem Ao Paciente Diabético" (aqui), 4 de novembro último, representando a região Norte do Brasil. Mais informações no site do www.diamundialdodiabetes.org.br.

As atividades continuam em todo o mundo, e do dia 7 a 14 haverá mais e mais campanhas educativas para aferição de pressão e teste de glicemia, espalhadas pelo país. 

Há alguns videos interessantes para leigos sobre a campanha no youtube (até a cantora Paula Toller, ex-Kid Abelha já gravou):

https://www.youtube.com/watch?v=CTiw5wlIaD4
https://www.youtube.com/watch?v=70CrN1zuG6g

Novembro Tudo Azul!

Fonte:
Diretrizes Nacionais da Sociedade Brasileira de Diabetes 2014-15. Grupo GEN Editora Nacional. Site: 
http://www.diabetes.org.br/novas-diretrizes-da-sociedade-brasileira-de-diabetes

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: