BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 26 de agosto de 2014

A importância dos padrões e da visualização de dados na produção de conhecimento

A busca por definições de padrões que permitam planejamentos mais elaborados e decisões mais precisas e corretas para poupar nosso precioso tempo é uma atividade muito antiga. Há 10 mil anos, na Escócia, já buscávamos uma maneira visual sofisticada para entender as estações do ano buscando aperfeiçoar e potencializar a busca por mantimentos (coleta e caça) (http://www.bbc.com/news/uk-scotland-north-east-orkney-shetland-23286928). Depois disso, vieram as navegações guiadas pelas constelações que permitiram a expansão das fronteiras dos Impérios além mar. Atualmente, a invenção do computador e os avanços alcançados com o aumento da capacidade de armazenamento de dados, velocidade de processamento de dados dos novos computadores e desenvolvimento de novos softwares para análises e visualizações de dados permitiram ao homem enviar robôs a Marte. Nas Ciências Biomédicas, registram-se avanços alcançados com as técnicas de alto-rendimento “omics” e com o desenvolvimento de programas que ajudam a analisar e visualizar grandes bancos de dados. Tais programas fornecem informações sobre sistemas biológicos e químicos, permitindo revelar novos biomarcadores, alvos terapêuticos e antígenos candidatos a vacina na progressão de doenças infecciosas, autoimunes e neoplasias, através de assinaturas gênicas (identificação de um único gene, conjunto de genes, rede gênica e/ou rede gênica diferencial).

Porém, para alcançar estes grandes feitos é preciso estar atento e entender muito bem a diferença entre obter informação (dados) e gerar conhecimento. Segundo Sydney Brenner,
We are drowning in a sea of data and thirsting for knowledge. Most biology today is low input, high throughput, no output biology.
Por isso, afim de evitar o erro de posicionamento definido acima, Dennis Noble e Leonardo da Vinci propõe, respectivamente:
… it requires a quite different mind-set. It is about putting together rather than taking apart, integration rather than reduction … this is a major change. It has implications beyond the purely scientific. It means changing our philosophy, in the full sense of the term.
And you, who want to demonstrate with words the form of man with all the aspects of his limbs, put aside such an idea, because the more minutely you describe it, the more you will confound the reader, and the further you will remove him from understanding of the thing described – therefore it is necessary both to depict and to describe.
Assim, a visualização de dados é um dos campos da mineração de dados que vem crescendo e se especializando muito hoje em dia. A visualização de dados permite  comunicar a informação de maneira clara e efetiva utilizando meios gráficos.

A página na internet Information is Beautifil (http://www.informationisbeautiful.net/), criada por David McCandless, é dedicada a resumir grandes bancos de dados, informações e conhecimento do mundo em belas, interessantes e úteis infográficos e diagramas. Nesta página é possível encontrar os mais diversos tipo de informação e visualização como o infográfico sobre as principais causas de morte no século 20
e  o infográfico interativo sobre evidências científicas sólidas sobre os benefícios extras de certas comidas (http://www.informationisbeautiful.net/visualizations/snake-oil-superfoods/). Além do mais, David McCandless publica um livro com os mais diversos tipos de representações gráficas que podem nos ajudar a potencializar a apresentação dos nossos próprios dados. Aconselho uma visita à página! 


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: