BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 10 de junho de 2014

Um exemplo de educação em ciências

Post por Daniel Manzoni                       

                        Em meados de julho de 2013, fui apresentar o Projeto Imunologia nas Escolas na reunião anual da SBPC que aconteceu em Recife. E no meio da imensidão da reunião fui procurado por uma jovem estudante que queria desenvolver o projeto em sua cidade. Essa moça chama-se Amanda Cabral Silva, uma estudante do curso de Enfermagem. Amanda estava extremamente entusiasmada acreditando que um projeto de ensino de ciências, como o nosso, era importante para seu município, o Vitória de Santo Antão (de aproximadamente 130 mil habitantes). "Vejo a necessidade de aproximar os alunos com o mundo científico e ao mesmo tempo promover educação em saúde", disse Amanda a mim na ocasião.
                Amanda e eu mantivemos contato e a estudante buscou apoio com colegas da área para articularem o desenvolvimento do projeto. Devido a imprevistos naquela ocasião, de verbas, o projeto não pode ser desenvolvido. Amanda não se intimidou e propôs que desenvolveria o projeto de qualquer forma, que falar sobre ciências era um dever dela. E o fez. Ela, motivada, procurou uma escola pública do município (a Escola Estadual Guiomar Krause Gonçalves), convenceu a direção da escola sobre a importância de falar de ciência para os estudantes, articulou o projeto com os professores e alunos, conseguiu o material com a própria escola e estruturou o projeto. Daqui, eu ajudava na elaboração do material didático para ser usado nas atividades para a realidade que ela teria no município. Fizemos um material didático interessante que envolvia cartazes de imunologia, microscópio e lâminas com células do sistema imune e uma aula prática experimental de baixo custo financeiro, com material caseiro sobre bactérias e fungos. Arquitetamos a sequência didática que ela usaria com os estudantes. Levamos quase 1 ano para elaborar as atividades, para que Amanda ficasse afiada e confortável com os temas, preparasse e eu conferisse todo o material. Nessa empreitada, tivemos apoio do seu professor de imunologia de graduação, que nos ajudava motivando e dando o suporte necessário com o material. Conseguimos colocar que as atividades dela fossem contadas como parte de uma disciplina. Por diversas vezes, achei que não iríamos conseguir, devido todas as dificuldades técnicas que estávamos enfrentando, mas Amanda, ao contrário, não acreditava nisso e persistia. E ela conseguiu. Neste mês, ela começou o projeto na E.E Guiomar Krause Gonçalves e já desenvolveu 3 atividades com os estudantes que elaboramos sobre o Mundo Microscópico e Vacinas.
               As atividades continuarão na E.E Guiomar Krause Gonçalves com outros temas sobre imunologia, como por exemplo, HIV/AIDS, Câncer e Alergias. Amanda se mostrou uma excelente estudante de Imunologia. Atenta a cada detalhe, caprichosa e rigorosa quando desenvolvíamos o material e disposta nas discussões das atividades que tivemos, via Skype. Daqui agradeço à Amanda por esse trabalho que desenvolvemos com muita dedicação e comprometimento.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Otimo post! Muito bom cultivar o interesse sobre imunologia. Claudia Macaubas

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: