BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 10 de junho de 2012

New Perspectives on Immunity to Infection

Caros leitores do blog, relato aqui alguns momentos marcantes do excelente congresso que participei recentemente, entre os dias 19 e 22 de maio na linda e charmosa cidade de Heidelberg/Alemanha. O evento ocorreu no EMBO/ EMBL, local perfeito, com um auditório aconchegante, em forma de dupla hélice, simulando uma fita de DNA. Para os amantes da biologia molecular, simplesmente magnífico!! A organização do congresso foi dos Drs Alan Sher, Jean-Laurent Casanova, Kate Fitzgerald e Jonathan C. Howard, cujas receptividades foram singulares. O congresso abordou vários aspectos relacionados à imunidade contra agentes infecciosos. Eu, um amante da aérea, fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados. Dentre eles, houve uma cessão de “Molecular mechanisms of innate recognition”, na qual foram apresentados diversos trabalhos envolvendo receptores do tipo NOD, mais precisamente os formadores do inflamassoma. O destaque foi a belíssima apresentação da Dra. Kate Fitzgerald, que mostrou que a ativação da via não-canônica do inflamassoma, mediada por caspase-11, depende do eixo TRIF-IFNR-STAT1. Ainda, que TRIF regula positivamente a ativação de caspase-11, caspase-1, secreção de IL-1α, IL-1β e morte celular durante a infecção por E. coli ou C. rodentium. Além disso, que animais deficientes para o receptor de IFN ou TRIF, infectados com E. coli, falham na ativação de caspase-11. Por outro lado, células TRIF-deficientes tratadas com IFN-β aumentam a ativação de caspase-11, caspase-1 e secreção de IL-1β.  Resultados adicionais, demonstraram que estimulação com IFN-β ou IFN-γ induz a expressão de caspase-11 (a única regulada a nível transcricional). Foi demonstrado também que a sinalização por LPS, juntamente com IFN- β ou apenas IFN-g é suficiente para a ativação de caspase-1 e secreção de IL-1β. Por fim, que a infecção por bactérias gram-negativas, ao contrário das gram-positivas, induzem a ativação de caspase-11 e secreção de IL-1β dependente de TRIF.
Outro trabalho que chamou atenção foi da Dra. Linda Stuart, membro do grupo da Dr. Kate Fitzgerald, que mostrou um novo papel do inflamassoma na defesa celular. Foi observado que a acidificação do fagossoma durante a infecção por S. aureus é independente da ativação de TLRs e dependente da ativação de caspase-1. Desvendando os mecanismos envolvidos nesse processo, ela demonstrou que a V-ATPase (uma enzima crítica na acidificação fagossomal) é clivada por caspase-1, culminando com sua ativação. Corroborando esses dados, foi observado que tanto bloqueio dessa enzima quanto o de caspase-1 culminavam com uma drástica redução na acidificação do fogossoma. Com relação ao recrutamento de caspase-1 para o fagossoma, foi demonstrado que a proteína RAB39a é crítica para esse processo. O bloqueio de RAB39a impediu o recrutamento de caspase-1 para o fagossoma e a acidificação do mesmo. Dessa forma, esses resultados mostram que RAB39a pode ser considerado um “sorter” para caspase-1, induzindo diferentes funções para o inflamassoma durante processos infecciosos.
Então leitores, paro por aqui meu relato sobre esse ótimo congresso. Para aqueles que gostaram, não se preocupem, pois durante a palestra de encerramento o Dr. Alan Sher, empolgado com o evento, mencionou seu interesse em dar continuidade à realização desse congresso. Assim sendo, no ano que vem poderemos nos encontrar e participar novamente desse grandioso encontro.

Post de Djalma de Souza Lima Júnior

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Muito legal o post!!

    As duas deram a mesma palestra no Congresso Americano de Imuno, que ocorreu em Boston esse ano. Agora é esperar para ver os trabalhos completos nos futuros papers.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: