BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Célula B novamente! Agora como célula fagocítica.


                                             Cancro. Journal of Leukocyte Biology, 2012, Apr;91(4):519-21.


              O linfócito B tem sido tema de alguns posts publicados aqui no Blog e, além de seus papéis clássicos e os novos já publicados aqui no Blog, agora um comentário cujo título é “Phagocytic B cells: déjà vu all over again?” [JLB, aqui] aborda uma nova e interessante função que essas células são capazes de exercer: a fagocitose.

  Já havia fortes indícios que as células B poderiam ter uma capacidade fagocítica, uma vez que as células B conseguem internalizar antígenos solúveis por pinocitose ou endocitose mediadas por receptores de complemento, imunoglobulinas e FcRs. Além disso, a presença de células B IgM+ com capacidade fagocitária já foi descrita em répteis, anfíbios e peixes [clique aqui; aqui], porém até o momento, isso não tinha sido provado em mamíferos.

             Neste comentário o autor aborda dois trabalhos publicados nesta mesma edição, os quais mostram a capacidade fagocitária e microbicida entre diferentes subpopulações de células B em camundongo. Parra e col. [JLB 2012, aqui] mostram que são as células B1-B da cavidade peritoneal que são capazes de fagocitar, enquanto que Nakashima e col. [JLB 2012, aqui] observam proporções similares de células fagocitárias entre as células B1-B no fígado, células B2-B e células B MZ (do inglês, MZ- marginal zone) do baço.

             O fato é que os trabalhos mostram que células B têm a capacidade de fagocitar beads de látex e bactéria, além de apresentar capacidade microbicida através da formação do fagolissosoma. Além disso, estas células B fagocíticas, assim como as células B convencionais, conseguem apresentar antígenos para células T e podem secretar anticorpos. Assim, esses trabalhos em conjunto com outros recentemente publicados (aqui) mostram que as células B não são apenas APCs, produtoras de citocinas e secretoras de anticorpos, mas também podem agir como fagócitos, eliminando os patógenos fagocitados.


Essa célula realmente têm mil e uma utilidades!!!



Post de Gustavo Rocha Garcia – FMRP/Iba.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Eu quero ler mais a respeito! Gostei do post!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Acho que estamos próximos de ver que a divisão inato e adaptativo é puramente didática!

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: