BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Trio de pesquisadores do sistema imunológico vence Nobel de Medicina

Publicado na Folha Online 
03/10/2011

O prêmio Nobel de Medicina de 2011 foi atribuído ao americano Bruce Beutler, ao luxemburguês Jules Hoffmann e ao canadense Ralph Steinman por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, anunciou nesta segunda-feira em Estocolmo o comitê Nobel.
"Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação", afirma um comunicado do comitê.
"Beutler e Hoffmann compartilham metade do prêmio por seus trabalhos sobre o sistema imunológico inato. Steinman é recompensado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico de adaptação", explica o comitê.


Leif R. Jansson/Reuters
Trio de vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2011 são anunciados em Estocolmo
Trio de vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2011 são anunciados em Estocolmo

Os dois primeiros dividirão metade do prêmio (10 milhões de coroas, US$ 1,48 milhão) e o canadense receberá a outra metade. Os três receberão o prêmio em uma cerimônia no dia 10 de dezembro em Estocolmo.
Beutler e Hoffmann foram citados por suas descobertas na década de 1990 de proteínas receptoras que reconhecem bactérias e outros microrganismos nocivos ao corpo humano, ativando a primeira linha de defesa do sistema imunológico.

Mike Groll/Associated Press
Imagem de 2009 mostra o americano Bruce Beutler
Imagem de 2009 mostra o americano Bruce Beutler

Steinman foi premiado por sua descoberta de duas décadas atrás sobre células dendríticas, que ajudam a regular a imunidade adaptativa, o segundo passo da resposta do sistema de defesa.

PESQUISA
A pesquisa do trio revelou muitos segredos sobre como o sistema imunológico funciona. "O trabalho deles abriu novos caminhos para o desenvolvimento de prevenção e terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias", disse o comitê.
Segundo o comunicado, o trabalho dos três tem sido fundamental para aprimorar vacinas contra doenças infecciosas e para novas abordagens de combate ao câncer. A pesquisa ajudou a lançar as bases para uma nova onda da chamada de "vacina terapêutica", que estimula o sistema imunológico a atacar os tumores.

France Presse
Pesquisador Jules Hoffmann, de Luxemburgo
Pesquisador Jules Hoffmann, de Luxemburgo

As descobertas realizados ajudam com pistas sobre o tratamento de doenças inflamatórias nas quais os componentes do sistema de autodefesa acabam atacando os próprios tecidos do corpo.
Beutler é professor de genética e imunologia no The Scripps Research Institute na cidade de La Jolla, Estado da California.
Hoffmann liderou o um laboratório de pesquisas em Strasbourg, na França, entre 1974 e 2009, e foi presidente da Academia Nacional de Ciências Francesa entre 2007 e 2008. Sua descoberta veio em 1996 durante pesquisa sobre como mosquitos de frutas combatem infecções.
Dois anos depois, a pesquisa de Beutler em ratos mostrou que os insetos e os mamíferos tinham similaridades na ativação de sua imunidade.

Mike Groll/Associated Press
O canadense Ralph Steinman da Rockefeller University
O canadense Ralph Steinman da Rockefeller University

Steinman é afiliado da Rockefeller University em New York desde 1970, onde preside Center for Immunology and Immune Diseases. Sua descoberta foi em 1973, quando encontrou um novo tipo de célula, a dendrítica, com papel essencial na produção de anticorpos que combatem infecções.

PREMIAÇÃO
O prêmio de Medicina é tradicionalmente a primeira categoria do ano cujos vencedores são anunciados. Os prêmios de ciência, literatura e paz começaram a ser entregues em 1901 pelo inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel.
O prêmio da categoria do ano passado foi dado ao britânico Robert Edwards por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro, iniciadas nos anos 50, em parceria com Patrick Steptoe, morto em 1988. Ele desenvolveu a técnica em que óvulos são fertilizados fora do corpo humano e implantados no útero.

Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Imunologia Inata merecia de fato um NOBEL! Fico muito feliz com o prêmio. No entanto, também me sinto bastante decepcionada pois o trabalho do mais NOBRE cientista que já conheci, RUSLAN MEDZHITOV, não foi reconhecido como merecia...

    ResponderExcluir
  3. Homenagem póstuma por homenagem póstuma, deveriam ter premiado o Janeway, que foi o grande descobridor deste processo. Concordo porém que o Ruslan está envolvido nisso desde o início e talvez merecesse o prêmio. Contudo, o critério para a escolha dos laureados não é somente o mérito científico - há várias etapas de análise, contando inclusive com a inscrição dos candidatos e entrevistas no Karolinska.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para a imunologia inata. Mas e Ruslan Medzhitov?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: