Kaplan, M; Immun. Rev., 2013
Apesar dos novos dados em modelos experimentais, ainda não se sabe muito sobre as células Th9 humanas. Um estudo publicado na Nature Immunology desta semana mostra que as células Th9 podem estar envolvidas no comprometimento da barreira epitelial e na capacidade de reparo tecidual em doenças inflamatórias intestinais (IBDs) em humanos.
Os autores investigaram a presença de células produtoras de IL-9 e que expressam o fator de transcrição PU.1, importante regulador do desenvolvimento de células Th9, na lâmina própria de intestino de pacientes com os dois tipos principais de IBD, colite ulcerativa e doença de Crohn. Foi observado um maior número de células Th9 nos pacientes quando comparados com indivíduos saudáveis, especialmente em colite ulcerativa. Além disso, os pacientes também apresentaram maior número de células expressando o receptor de IL-9, principalmente em células epitelias intestinais indicando que estas poderiam ser um potencial alvo de IL-9.
Os mesmos resultados foram observados após indução de colite experimental em camundongos. Camundongos deficientes em IL-9 ou no fator de transcrição PU.1 mostraram-se protegidos contra a colite experimental sugerindo que as células Th9 têm papel importante na geração da colite. Como as células epiteliais do intestino parecem ser as células alvo da produção de IL-9, os autores analisaram mudanças nestas células durante a colite experimental. A deficiência de IL-9 foi correlacionada com a supressão da expressão do fator de formação de poro claudina 2 em células do epitélio intestinal. Em consequência, estes animais tem maior permeabilidade da mucosa e translocação de batérias da microbiota. O tratamento com anti-IL-9 foi capaz de parcialmente reverter esta condição. Além disso camundongos pré tratados com IL-9 que foram expostos à bactérias da microbiota previamente marcadas apresentaram maior translocação na mucosa do cólon. Interessantemente, análises do perfil microbiano revelaram que animais pré tratados têm maior translocação de bactérias do gênero Clostridia enquanto outros grupos de bactérias não foram afetados pelo pré tratamento. Este resultado vai de acordo com trabalhos recentes que sugerem que este grupo de microrganismos podem estar envolvidos no desenvolvimento de IBDs.
Os autores ainda mostram que IL-9 pode ter um papel importante no reparo tecidual já que animais deficientes em IL-9 têm reparo mais rápido do que os animais selvagens. O potencial terapêutico de IL-9 em modelo de colite experimental também foi investigado com resultados promissores sugerindo que administração de anti-IL-9 poderia ser uma forma de tratamento útil para doenças inflamatórias intestinais crônicas.
Hufford and Kaplan, Nat. Immun., 2014
GERLACH, K.; HWANG, Y.; NIKOLAEV, A.; ATREYA, R.; DORNHOFF, H.; STEINER, S.; LEHR, H. A.; WIRTZ, S.; VIETH, M.; WAISMAN, A.; ROSENBAUER, F.; MCKENZIE, A. N.; WEIGMANN, B.; NEURATH, M. F. TH9 cells that express the transcription factor PU.1 drive T cell-mediated colitis via IL-9 receptor signaling in intestinal epithelial cells. Nat.Immunol., v. 15, n. 7, p. 676-686, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário