sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os benefícios do consumo de peixe – comer para crer

Que o Omega-3 presente no óleo de peixe traz benefícios pra saúde, isso já sabemos, e cada vez mais estudos são feitos com o intuito de desvendar os benefícios do consumo de peixe.

Estudos feitos por pesquisadores da University of Western Australia e Cardiovascular Research Centre mostram que o consumo de peixe ou os óleos de peixe acompanhados de uma dieta saudável tem efeito contra a hipertensão e a obesidade (1,2), mostrando que em uma dieta para emagrecimento que contém peixe ou óleos de peixe pode ser eficaz não só para perda de peso como para a redução da pressão arterial e melhora na tolerância à glicose. Resultados de um estudo feito por pesquisadores da Dietetics, Harokopio University em Atenas na Grécia mostraram que pessoas saudáveis apresentaram níveis plasmáticos de ácidos graxos n-3 inversamente proporcionais à proteína C reativa, IL-6 e TNF-α (3), fatores geralmente utilizados para medir a inflamação dos vasos sanguíneos.

Existem ainda outros benefícios para a saúde e outras situações onde o óleo de peixe é um contribuinte significativo para promover a saúde. Resultados surpreendentes mostram que o óleo de peixe tem um componente neuroprotetor (n-3 fatty acid docosahexaenoic acid – DHA) que previne o envelhecimento do cérebro que leva à demência (4,5). DHA competitivamente reduz os níveis de ácido araquidônico presente na membrana que leva à cascata inflamatória pela ação das enzimas Cox e Lox. DHA ainda tem ação anti-apoptótica e anti-oxidante por atuar sobre várias vias de sinalização intracelular como PI3K/AKT e PPAR-γ, como demonstrado no esquema abaixo.


Efeitos protetores do DHA


(1) Mori TA. Omega-3 fatty acids and blood pressure. Cell Mol Biol (Noisy-le-grand) 2010; 56(1):83-92.

(2) Chan DC, Watts GF. Dyslipidaemia in the metabolic syndrome and type 2 diabetes: pathogenesis, priorities, pharmacotherapies. Expert Opin Pharmacother 2011; 12(1):13-30.

(3) Kalogeropoulos N, Panagiotakos DB, Pitsavos C, Chrysohoou C, Rousinou G, Toutouza M, Stefanadis C.Unsaturated fatty acids are inversely associated and n-6/n-3 ratios are positively related to inflammation and coagulation markers in plasma of apparently healthy adults. Clin Chim Acta. 2010;411(7-8):584-91.

(4) Cole GM, Ma QL, Frautschy SA. Dietar fatty acids and the aging brain. Nutr Rev. 2010;68 Suppl 2:S102-11. doi: 10.1111/j.1753-4887.2010.00345.x.

(5) Amminger GP, Schäfer MR, Papageorgiou K, Klier CM, Cotton SM, Harrigan SM, Mackinnon A, McGorry PD, Berger GE. Long-chain omega-3 fatty acids for indicated prevention of psychotic disorders: a randomized, placebo-controlled trial. Arch Gen Psychiatry. 2010;67(2):146-54.


Maria do Carmo Souza. IBA, FMRP-USP.

Um comentário:

  1. A carne branca, a textura macia, o cheiro característico e o sabor único fazem do peixe um alimento irresistível à mesa, seja ele frito, assado, grelhado ou cozido. Mas os atrativos não param por aí: são inúmeros os benefícios que a carne de peixe oferece à alimentação de pessoas de todas as idades e, por isso, seu consumo é recomendado por médicos e nutricionistas, ao menos uma vez por semana. Fonte abundante de proteínas – que são absorvidas com mais facilidade que a de outros tipos de carnes – os pescados têm importante papel no crescimento e manutenção do organismo. São essenciais, por exemplo, na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue, controle da taxa de colesterol, entre outras funções.> adrenaline steroids cetirizine hydroxyzine aspirin paracetamol sertraline escitalopram imipramine esomeprazole famotidine oxybutynin benzocaine rosuvastatin fenofibrate salbutamol methadone meperidine hydrocodone rivaroxaban levofloxacin azithromycin amikacin clotrimazole penicillin v tadalafil midazolam É também rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.

    ResponderExcluir