sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A história do John e da Jennifer




Guerra dos sexos? Li que a Globo refez a famosa novela. Não sei se faz sentido refazer os papéis da Fernanda Montenegro e do saudoso Paulo Autran, mas enfim, aproveito a dica para falar de um trabalho que saiu no PNAS (Moss-Racusin et al, 2012). Aqui nos EUA há muita discussão sobre o baixo número de mulheres  nos escalões científicos mais altos, e especialmente nas área de exatas. Como não se encontra uma justificativa biológica, que explicaria uma aptidão diferente entre homens e mulheres, haveria uma razão ‘cultural’? As mulheres desistiriam da carreira científica porque culturalmente se espera que elas vão cuidar das crianças, dos pais e outros familiares; ou haveria mesmo uma preferência das mulheres por este caminho. Ou talvez… algum outro fator? (preconceito, no mundo acadêmico?!?!). Lá foram Moss-Racusin e companhia investigar.

Neste estudo, o mesmo currículo de um estudante procurando vaga de técnico em um lab foi enviado para 127 professores (homens e mulheres) nos EUA. Metade dos professores recebeu o currículo com nome masculino (John) e a outra metade feminina (Jennifer). E o resultado? O John foi significativamente (estatisticamente) considerado mais competente, com maior probabilidade de ser contratado e recebeu mais ofertas de orientação do que a Jennifer. E o interessante é que tanto professores quanto professoras julgaram o John mais qualificado do que a Jennifer. E não era só papo – o salário oferecido para o John também foi significativamente maior, tanto pelo professores homens como pelas mulheres.

Enfim, a preferência pelo John não foi diferente entre homens e mulheres, por idades, por disciplinas e em diferente situações de carreira – todos consideraram o John mais competente e ofereceram mais a ele do que à Jennifer, apesar do currículo idêntico. Outros dados mostraram que tanto os homens quanto as mulheres mostraram ‘simpatia’ em relação a Jennifer, sugerindo que a preferência pelo John não seria o resultado de uma reação hostil contra as mulheres.

Os autores do trabalho concluíram que estes resultados, por serem observados em todos os grupos, sugerem a existência de um “widespread cultural stereotype”, provavelmente não intencional, ao invés de uma atitude intencional contra mulheres.  Este estudo se concentrou na area biológica e de exatas. Um estudo prévio em humanas mostrou o mesmo efeito – o favorecimento de candidatos masculinos.

Pois é, nem os professores universitários, que teoricamente são treinados para serem ‘racionais’ e julgarem os fatos imparcialmente se deram conta que estavam julgando homens e mulheres diferentemente…

Baseados nestes dados, os autores sugerem que as razões pelas quais as mulheres abandonam a carreira científica nao teriam só a ver com a maternidade e outros compromissos familiares mas estariam também associadas a um ambiente que, não abertamente ou de propósito, mas de maneira consistente,  contínua e principalmente, desde o início  da carreira (antes mesmo dos bebês entrarem em cena) avalia as mulheres como menos competente, dão menos oportunidade, mentoram menos e dão uma recompensa menor às mulheres. O acúmulo destas experiências, mesmo que separadamente pareçam coisas pequenas, em uma carreira complicada como a ciência (longas horas, salários baixos, baixo reconhecimento social) acabaria desmotivando as mulheres para seguir a carreira científica, especialmente quando outras pressões (familiares e/ou econômicas) entram também em cena.  


Proc Natl Acad Sci U S A. 2012 Sep 17. [Epub ahead of print]
Science faculty's subtle gender biases favor male students.
Moss-Racusin CA, Dovidio JF, Brescoll VL, Graham MJ, Handelsman J.

3 comentários:

  1. Este artigo repercutiu bastante. Houve, por exemplo, uma reportagem do El Pais:
    La ciencia es (aún) cosa de hombres
    http://blogs.elpais.com/mujeres/2012/10/machismo-desde-las-aulas-universitarias-hasta-los-laboratorios-cient%C3%ADficos-con-las-mismas-competencias-y-habilidades-sobre.html#more

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  2. Este site ilustrar algumas lindas historias de mulheres na ciencia. Uma das minhas favoritas: MILEVA MARIC EINSTEIN.

    http://www.womeninscience.org/part.php?partID=1

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  3. The problem that I have with this study is the way it was conducted. Nothing , as far as I know, was done according to how a scientific study should be done:
    A sufficient number of events
    Designed in such a way that the CV in no way disclose the gender.
    And last but not the least, is it allowed to provide information about yourself (sex) that is not correct? Can I falsify basic information for the ones that has to execute the action? What I see is an ethical conflict where the information gain is of such a low value that it does not justify the action. We can do better than this....I have no hope.

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