segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como atrair a atenção...

Uberlândia (...e um viva aos super-heróis!) - A imunologia é um tema constantemente citado em meios de divulgação não-científicos, como jornais, telejornais, etc... Contudo, a população em geral está invariavelmente alheia sobre a amplitude desta ciência. Durante as discussões inicias sobre a criação deste blog, houveram sugestões de que as matérias aqui postadas fossem dirigidas também ao público em geral, com a intenção de não restringir o blog somente a imunologistas. A opinião da maioria dos blogueiros foi de que este teria que ser um canal com alvo bem definido e que deveriamos buscar meios alternativos de aproximação com o público em geral.

Neste sentido, tenho ficado atento a possíveis abordagens de divulgação da Imunologia, entre membros da comunidade e até mesmo para atrair a atenção de cientistas de outras áreas. Abaixo seguem dois exemplos:

1. Divulgação para a sociedade em geral: Conforme já citado em post anterior, a Federação Européia das Sociedades de Imunologia desenvolve várias ações para divulgar a ciência para a comunidade Européia em geral, criando inclusive o Dia da Imunologia. Um dos métodos de divulgação por eles utilizado é um filme de curtíssima duração chamado "The Immunology Knight", que prende muito a atenção de quem assiste por utilizar uma ferramenta com a qual nos tornamos muito familiarizados: Os super-heróis. Segue o filme abaixo:



2. Divulgação entre os cientistas: Aparentemente a figura dos super-heróis não chama a atenção somente do público leigo. Não é que a capa da edição de abril da Nature Reviews Immunology vem com a ilustração intitulada "Justice League of Inflammatia" que lembram os personagens de gibis do DC Comics, seguida da chamada "Intoducing B cell superpowers". É mole? Vejam a ilustração ampliada abaixo:


A pergunta que eu deixo para vocês é a seguinte: Como podemos divulgar a Imunologia e seus avanços a população brasileira? Será que teremos que criar nosso próprio super-herói? Opinem!!!

2 comentários:

  1. e ai Tiago, tudo bom?

    Ótima observação!

    tornar a imunologia (e as ciência de um modo geral) acessível a todo tipo de "público" também me parece um assunto de importância especial: além de um retorno e um serviço social, a popularidade (ou visibilidade) acaba se revertendo a nosso favor, quem sabe, gerando mais fundos e divisas - públicas e/ou privadas - para a pesquisa.

    Nesse sentido, divulgação e acesso, um amigo meu de graduação, Rafael B. S. Soares, vem há algum tempo transformando informações científicas em informação interessante e de fácil acesso para qualquer pessoa. Faz parte dessa estratégia mostrar a importância e relevância daquilo que aparentemente poderia parecer supérfulo, maluco ou distante do cotidiano e abrir possibilidades de diálogos e discussão sobre os mais variados temas científicos, incluindo seus bastidores. Assim, ele tem mantido um bom público para o seu blog chamado RNAm (Rafael Net Assistent Messenger,segue site http://scienceblogs.com.br/rnam)que foi englobado pelo Science Blogs Brasil - um portal de blogs que divulga diversas áreas da ciência. A ideia desse portal sobre ciência também é muito boa, já que reúne informação diversificada e de qualidade em um só lugar.

    Ainda que exista uma grande distância entre "internautas" e população brasileira, já é um bom começo.

    Entendo, porém, que um outro grande desafio é levar essa informação científica e de fácil compreensão para um público que habitualmente não a procura e que se beneficiaria dela.

    Descomplicar a linguagem e evidenciar os benefícios sem dúvida é essencial.

    Formar a base é claramente outro ponto crítico: quando se consegue educar (se isso ainda é possível no nosso sistema de ensino, mas essa é outra conversa)satisfatoriamente crianças nos estágios básicos de sua formação (contando aí com auxílio de cartilhas, jogos, e outras propostas lúdicas) podem-se apreciar os efeitos à médio e longo prazos. E isso acaba envolvendo em maior ou menor grau seus pais também. Quando você falou em super-herói como meio de apelo para atrair atenção, tive a engraçada lembrança do Zé Gotinha, muito popular nas campanhas de vacinação. Me lembro da ênfase que era dada ao "poder" das tais gotinhas em proteger as crianças. A campanha contava ainda com grande distribuição de cartilhas e panfletos explicativos sobre a doença e a vacina, além de ampla divulgação em veículos de comunicação, sobretudo a TV.

    A divulação da Imunologia (ou das Ciências em geral) será sem dúvida nenhuma um esforço multilateral, que precisará também contar com o interesse de profissionais da área por cargos-chave, com poder, controle e influência, para criar e sustentar uma cultura de interesse e apoio à ciência.

    Abraço,

    Rodrigo F Rodrigues
    PG Imunologia Básica e Aplicada
    FMRP - USP

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  2. Muito bom esse post. Além desses meios de divulgação da Imuno que o Mineo falou, existe um desenho animado chamado de Ozzy & Drix que passava frequentemente no cartoon network. Nesse desenho sempre havia uma doença, onde o sistema Imune ilustrado por policiais tentava eliminar o patógeno. Esse mesmo desenho animado tornou-se um filme denominado de osmose jones, muito divertido. Para quem não viu ainda e gosta dessa criatividade misturada com ciência, vale a pena. Acho que podemos sim tentar divulgar mais a imuno para a população. Essa maneira com cartoon, filmes, imagens, músicas, enfim torna a complexidade em algo mais simples que pode ser compreendida, até mesmo por crianças como por exemplo no desenho animado Ozzy & Drix.

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