Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). O blog é voltado para temas de interesse dos sócios da SBI, mas aberto à toda a comunidade. Além de comentários sobre artigos, congressos e reuniões no tema da imunologia, o SBlogI trata de assuntos gerais de ciência e educação cientíifica. Este blog é seu. Comente, discuta, concorde - ou discorde!
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Mea Culpa Retractions
Recentemente uma resenha publicada na The Scientist (Kerry Grens, agosto 30, 2013) aborda um tema cada vez mais polêmico - a maneira como são vistos os cientistas que tem seus artigos retratados.
Veja o link:
http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/37317/title/Mea-Culpa-Retractions/
Neste caso o artigo começa com
"Researchers earn applause after recalling two papers containing misinterpreted findings."
Cada caso é um caso !!! O erro está em generalizar !!!!
Entretanto, independente da opinião vale a pena a reflexão: O que seria de Rutherford-Bohr, Einstein e Planck sem a teoria atômica de Thomson?
PS: No modelo proposto por Joseph John Thomson o átomo era composto de elétrons embebidos numa sopa de carga positiva, como passas em um pudim.
Abraço Josi
Existe nas ciências biológicas incontrolável pavor de errar. O prestigiado educador Ken Robinson possuí uma frase selebre que diz, “If you’re not prepared to be wrong, you’ll never come up with anything original.” A questão é, como perceber isso.
ResponderExcluirPois he concordo com isso é duro saber que não podemos errar. Que mundo é esse????? Ciência não deveria ser assim!!!!! Pelo contrário devia ser algo saudável , onde descobertas são discutidas, corrigidas e finalmente aplicada. Quantas coisas erradas viraram verdade. E quantas verdades tornaram-se completa mentira..... Enfim um tema que precisa ser refletido!!!!!!!
ResponderExcluirO problema não é ter uma série de experimentos e evidências que fazem você chegar a uma conclusão errada. O problema é o erro intencional para a própria promoção! E num sistema onde valoriza-se o número de publicações isto se torna mais crítico ainda.
ResponderExcluir