Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). O blog é voltado para temas de interesse dos sócios da SBI, mas aberto à toda a comunidade. Além de comentários sobre artigos, congressos e reuniões no tema da imunologia, o SBlogI trata de assuntos gerais de ciência e educação cientíifica. Este blog é seu. Comente, discuta, concorde - ou discorde!
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Cursos on-line de graça: mais uma atividade para os 30 minutos de incubação
O Gabriel Victora já havia sugerido aqui no blog o que fazer durante os 30 minutos de incubação.
Além de escutar os podcasts científicos listados por Victora, outra dica é se inscrever em cursos on-line de graça, oferecidos por instrutores de prestigiosas universidades.
Você aprende algo diferente (ou testa os seus conhecimentos sobre vacina, por exemplo), e ainda recebe um certificado assinado por seu professor, que pode ser do MIT, Stanford, Harvard, Penn, Princeton, Duke, Johns Hopkins, entre tantas outras instituições.
Interessado(a)? Acesse os sites da Coursera, EdX ou Udacity.
O tema é quente e recorrente em diversos veículos de comunicação, e não poderíamos deixar de falar sobre os MOOCs (massive open online courses) aqui no blog.
Eu me inscrevi no curso sobre vacinas (aqui), oferecido por Paul Offit, professor da Penn University. O objetivo do curso é explicar o que são vacinas, como são feitas, como funcionam e porque são importantes. Pode parecer pouco informativo para os imunologistas, mas não é. As discussões sobre os calendários alternativos de vacinação e sobre a cobertura da mídia são interessantíssimas.
O formato é simples: você precisa assistir aos vídeos publicados no site, responder perguntas de múltipla escolha e, se quiser, participar de fóruns de discussão.
Até o momento foram sete aulas, que começaram curtas (14-18 minutos) e agora estão ficando mais longas (35 minutos). Se você estiver entediado, é possível aumentar a velocidade do vídeo. No meio das aulas são colocadas perguntas para checar se você entendeu os conceitos básicos apresentados.
Recomendo, tanto que já me inscrevi em novos cursos: Networked Life, A History of the World since 1300, Greek and Roman Mythology.
Fica a indicação!
Obs: a concorrência entre as iniciativas listadas acima está acirrada. É importante deixar claro que os cursos têm formatos diversificados, onde diferentes ferramentas de aprendizagem on-line estão sendo testadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário