quinta-feira, 22 de março de 2012

Perdemos um amigo imunologista

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do Professor Júlio Voltarelli.
O Júlio fez parte da diretoria da SBI na década de 80 e da última gestão 2010-2011 e foi um imunologista atuante.
Como sabemos, o Júlio dedicou boa parte de sua vida na criação do serviço de transplante de células-tronco e o tornou referência nacional para o tratamento de diabetes e esclerose múltipla. Seus resultados foram publicados nas melhores revistas da área.
Todos perdemos um grande cientista, amigo e excelente ser humano. Deixa saudades e os frutos de seu belíssimo trabalho.

7 comentários:

  1. Realmente uma grande perda para a ciencia brasileira. A Imunologia clinica perde especialmente.

    ResponderExcluir
  2. George A DosReis - UFRJ22 de março de 2012 às 09:43

    Recebi com tristeza a notícia. Julio era um grande pesquisador e uma grande pessoa, com quem convivi por muitos anos. No entanto, seu trabalho e suas idéias ficam.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil perdeu uma pessoa bastante engajada com a pesquisa, que levou a imunologia clínica e trabalhos com células tronco no Brasil a um novo patamar. Realmente ele fez muito pela ciência brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por tudo Professor !

    ResponderExcluir
  5. O Brasil e o mundo perderam muito ontem.

    ResponderExcluir
  6. A grande quantidade de coroas de flores que chegaram durante todo o velório indiretamente demonstraram o quanto o professor Júlio deixou bons frutos por onde passou, o quanto era querido. Sua lembrança sempre deixará saudades e sua pesquisa ainda dará muitos bons frutos!

    ResponderExcluir
  7. Kelen Malmegrim de Farias - FMRP/USP23 de março de 2012 às 17:08

    Em nome do grupo de pesquisa em Imunologia pesquisa básica e aplicada do Prof. Dr. Júlio César Voltarelli, gostaria de agradecer às orações de muitos amigos da Imunologia brasileira durante esses dias de sofrimento.

    Tive a sorte e o privilégio de ter sido aluna deste honesto e íntegro professor e pesquisador. Apesar de extraordinariamente brilhante e visionário, era humano, altruísta e muito simples. E "a simplicidade é o último grau da sofisticação" (L. da Vinci)...

    Vamos mantê-lo sempre em nossas lembranças, como um grande exemplo, para todos nós jovens imunologistas, de paixão e dedicação pela ciência, ousadia, integridade e simplicidade.

    Um abraço,
    Kelen Malmegrim de Farias

    ResponderExcluir